sexta-feira, junho 05, 2020

Com a chegada de respiradores, 52 novos leitos de UTI são abertos no Recife


Cinquenta e dois novos leitos de Unidade Intensiva (UTIs), inaugurados na manhã desta sexta-feira (5), ampliam os atendimentos dos hospitais de campanha do Recife que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Com a abertura dos novos espaços, a rede municipal de saúde da capital pernambucana passa a contar com o total de 212 UTIs. O anúncio dos novos leitos foi realizado na manhã desta sexta-feira (5), pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante coletiva online.

“Isso só foi possível graças a uma compra de respiradores de última geração vindos da Turquia. Nossa rede de hospitais de campanha está chegando a quase 10 mil atendimentos. São muitas pessoas que foram salvas e voltaram para suas casas”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de saúde, Jailson Correia, com a chegada desses respiradores digitais, houve um aumento em 65% no número de leitos abertos pela Prefeitura.

A fila de espera por UTI já ultrapassou a marca de 300 pessoas, que estavam sendo assistidas no ponto de vista da saúde. Essa mesma fila está menor do que 100, e isso demonstra a importância da ação de entrega de 52 novos leitos”. Nessa quinta-feira (4), a PCR também anunciou a abertura de 32 novos leitos de Unidade Intensiva que começaram a funcionar no hospital de campanha Recife III, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

Ainda de acordo com o secretário municipal de saúde, além da capacidade de ampliação dos espaços de atendimento, o número de testes para covid-19 também aumentou na Capital. “Há poucas semanas atrás, o Recife conseguia processar 70 amostras por dia. Hoje, esse esforço já chega a 15 mil amostras por semana, através do convênio com a Universidade Federal do Pernambuco, fazendo testes que são os melhores disponíveis, os do tipo RT-PCR”, afirmou.

Por Folha dePE

Nenhum comentário:

Postar um comentário