segunda-feira, maio 04, 2020

Morre ex-governador de Alagoas Guilherme Palmeira


Morreu nesta segunda-feira (4) o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-senador e ex-governador de Alagoas Guilherme Palmeira, aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada oficialmente.

Ele era pai do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, da servidora pública Solange Palmeira, e era casado com a arquiteta Suzana Pameira.

Em suas redes sociais, Rui postou uma homenagem ao pai e informou que, por causa da pandemia de Covid-19, não haverá velório.

“Amigos, é com tristeza profunda que comunico o falecimento de meu pai, ocorrido na manhã de hoje, ficam ótimas lembranças: a simplicidade, as risadas, as histórias divertidas e até o mau humor peculiar. Pai, muito obrigado por todas as lições que o senhor deixou!", disse Rui Palmeira.

A prefeitura de Maceió decretou luto oficial de 3 dias. Políticos e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL) e a Câmara de Vereadores de Maceió lamentaram a morte do ex-governador (leia aqui a repercussão).

Alagoano de Maceió, Guilherme Gracindo Soares Palmeira nasceu em 25 de dezembro de 1938. Formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi integrante do antigo partido Aliança Renovadora Nacional (Arena) e um dos fundadores Partido da Frente Libera (PFL). Elegeu-se deputado estadual por três vezes, sendo sua primeira vitória em 1966. Foi governador de Alagoas em 1979 e senador da República na década de 1990.

Assumiu como ministro do Tribunal de Contas da União em 1999 e presidiu a Corte de Contas no período de setembro a dezembro de 2006; no ano seguinte atuou como vice-presidente. Aposentou-se como ministro do TCU, de forma compulsória, no dia 13 de outubro de 2008.

Por G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário