quinta-feira, março 05, 2020

Estado de Pernambuco tem seis casos em investigação e 11 descartados


Pernambuco teve mais duas notificações para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus, nesta quarta-feira (4), de acordo com novo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Agora, são seis casos em investigação e 11 foram descartados, totalizando 17 registros no estado.

As pessoas dos casos registrados em Pernambuco têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália e Espanha, países com transmissão local do vírus. Do total de casos notificados, oito foram acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita, e oito em hospitais particulares da capital pernambucana e de Olinda. Um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita na residência por uma equipe do município na própria residência.

Os pacientes são residentes do Recife (10, sendo dois em investigação e oito descartados), Caruaru (um descartado), Jaboatão dos Guararapes (dois, sendo um descartado e um em investigação), Olinda (dois em investigação), Vitória de Santo Antão (um em investigação) e Itália (um descartado). O coordenador do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs), George Dimech, informou que o número de casos suspeitos está dentro do esperado.

Dos 11 casos descartados, três não positivaram para nenhum vírus respiratório, três foram positivos para influenza B e 4 para influenza A(H1N1). Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará), um tipo de coronavírus já conhecido anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do atual covid-19. O beta coronavírus OC43 já tinha sido identificado em Pernambuco em fevereiro de 2019, após um surto de síndrome gripal em um navio. Importante destacar que os tipos de coronavírus são responsáveis por cerca de 10% das infecções respiratórias no mundo e que o OC43 é conhecido por casos leves e moderados.

Os pacientes dos casos em investigação, após orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. Esses estão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios (dois do Recife, dois de Olinda, um de Jaboatão e um de Vitória de Santo Antão).

Projeto de lei

Foi aprovado pelas comissões de Justiça, Finanças, Administração, Saúde e Seguridade da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto de lei (PL) que reorganiza o quadro de profissionais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), possibilitando a criação de mais de 120 novos cargos no serviço de referência para atendimento a casos do covid-19.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve na manhã desta quarta-feira (4) na Alepe, onde apresentou as principais ações da pasta e destacou a importância do PL em pauta na Assembleia. “O projeto de lei discutido na Alepe é de extrema importância para o fortalecimento da nossa rede de saúde. Se o projeto for aprovado possibilitará que mais profissionais atuem nas enfermarias com isolamento e UTIs do hospital, estando preparados para atender eventuais casos do covid-19”, pontua Longo. A matéria irá para votação final em plenário nesta quinta-feira (5).

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário