segunda-feira, fevereiro 03, 2020

Brasileiros serão trazidos da China até sexta-feira, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil / Agência O Globo

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que espera que os brasileiros que estão na China e querem deixar o país por causa da epidemia do novo coronavírus deverão ser trazidos de volta até sexta-feira.

Onyx disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a previsão é que a aeronave que irá trazê-los saia do Brasil nesta segunda ou na terça-feira.

— A tendência é no máximo amanhã essa aeronave sair do Brasil para buscá-los e deve estar de volta até quinta-feira, ou no máximo sexta pela manhã — disse o ministro.

O governo realiza na manhã desta segunda uma reunião para definir detalhes da retirada do brasileiros. Participam, além de Onyx, os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Tereza Cristina (Agricultura), além de representantes de outras pastas.

Uma das definições é sobre se a aeronave utilizada será da Força Aérea Brasileira (FAB) ou alugada. Já foi acertado que escalas serão feitas em Israel na ida e na volta, para abastecimento.

Enquanto isso, o governo prepara uma medida provisória (MP) estabelecendo parâmetros para uma quarentena, a que serão submetidos os brasileiros que venham da China.

A ideia é que o presidente Jair Bolsonaro assine a MP no final do dia, após retornar de viagem a São Paulo, a expectativa do governo é que o texto seja votado até quarta-feira no Senado.

Onyx relatou ter conversado com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o assunto.

— Agora pela manhã, entrou em nosso sistema uma proposta de medida provisória do Ministério da Saúde. Conversei com o ministro Mandetta no fim de semana. Nós vamos acelerar a apreciação, aqui de diversas estruturas do governo, para à tarde ela já estar pronta, no retorno do presidente, a gente colhe a assinatura do presidente, dá entrada ainda hoje no Congresso Nacional. Amanhã deve ser votada na Câmara, em regime de urgência, e quarta-feira no Senado. De tal forma que, entre a ida da equipe para buscar e a chegada das pessoas no Brasil, o Brasil já tenha uma legislação específica de quarentena sanitária — disse Onyx.
Anápolis pode ser base para quarentena

Outra definição é sobre onde ficarão os brasileiros durante a quarentena. O Ministério da Defesa está analisando bases militares que possam receber os brasileiros e apresentará uma lista de opções ao Ministério da Saúde, que tomará a decisão final. Uma das alternativas é Anápolis (GO), por causa da experiência com o acidente do césio 137, na década de 1980. Entre as opções também estão Florianópolis (SC) e uma cidade do Nordeste.

— Há uma sinalização muito forte para Anápolis, porque do período do césio, lá trás, foi uma área militar que trabalhou com essa coisa do isolamento, que é algo importante para não permitir eventualmente um escape de vírus. Eles já têm uma bagagem nessa área. Mas não tem nada definido — disse Onyx, acrescentando depois: — Uma das hipóteses é em Florianópolis, que tem uma base que teria condição de fazer isolamento. Dentre outras alternativas, tem alternativa no Nordeste também. Mas isso ainda está sob análise do Ministério da Defesa, que vai apresentar o que eles consideram as melhores opções agora na reunião das 10h, e a definição final do Ministério da Saúde, porque aí tem as questões técnicas na área da Saúde que tem que ser observadas, de acesso de pessoal, proteção do pessoal que vai cuidar das pessoas que vão vir lá de fora. São dois movimentos importantes, trazer os brasileiros de volta, mas não colocar sob risco à população brasileira que está aqui.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário