terça-feira, outubro 15, 2019

Outubro Rosa: Alepe terá ponto de coleta para doação de lenços



Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) participará da ação Doe Lenços, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A iniciativa faz parte da Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. A partir desta quarta (16), um ponto de arrecadação funcionará no hall de entrada do Edifício João Negromonte Filho (Anexo II), na Rua da União, 383, bairro da Boa Vista (Centro do Recife). A coleta dos itens ocorrerá até o dia 31 de outubro.

Os lenços doados na Alepe serão entregues ao Hospital de Câncer de Pernambuco, no dia 6 de novembro. O objetivo da atividade é conscientizar a população sobre a importância de realizar o autoexame para prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como desconstruir o medo da doença, que tem alta taxa de cura.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Só no Brasil, em 2017, ocorreram mais de 16 mil mortes pela doença. Para 2019, estima-se a detecção de 59 mil novos casos. Entretanto, uma em cada três ocorrências pode ser curada se descoberta precocemente.

De abrangência mundial, a Campanha Outubro Rosa foi criada na década de 1990, nos Estados Unidos. A ação tem o propósito de estimular a participação popular na busca e difusão de informações e aumentar o número de diagnósticos precoces do câncer de mama, reduzindo os índices de mortalidade. A ação Doe Lenços é realizada há três anos pela Unale, em parceria com as 27 casas legislativas do País.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário