quarta-feira, maio 01, 2019

Sociedade civil assume presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CDS/PE)


Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, foi empossado como vice-presidente (Foto: Hugo Aquino/SDA)

A sociedade civil assumiu, nesta terça-feira (30), a presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco (CDS/PE) para o biênio 2019/2020. O novo presidente, Germano Barros, que está à frente do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), foi eleito por unanimidade. O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, por sua vez, foi empossado como vice-presidente, tendo como suplente o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves.

A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na presença de autoridades federais, estaduais, municipais, movimentos sociais, movimentos ligados à terra e representações da agricultura familiar. A presidência e a vice-presidência do CDS/PE são exercidas, respectivamente, por um representante do governo ou da sociedade civil eleitos, alternadamente, a cada dois anos.

O novo presidente, Germano Barros, afirmou se empenhar para que o conselho possa cumprir seu papel de controle social de monitoramento das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, sobretudo na atual conjuntura do País. “Diante do decreto do presidente Bolsonaro que extingue o conselho nacional e extermina a política de participação social, esperamos ter um conselho pujante, forte, para incidir nas políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Estado”, pontuou.

Entre as principais prioridades, está a atuação do Conselho na incidência política no Plano Plurianual do Estado, prioritariamente os programas, projetos e ações relacionados com agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável de Pernambuco; ampliar e qualificar o diálogo com as secretarias estaduais e Assembléia Legislativa, além de promover um amplo diálogo com os conselhos e outros espaços de controle social das políticas públicas.

“Esse foi um evento de muita importância por demonstrar que, diferentemente do que ocorre no cenário nacional, em Pernambuco não há a menor possibilidade de extinção do Conselho. Também é uma demonstração política do Governo do Estado em promover o fortalecimento do Conselho, que tem papel fundamental para contribuir no planejamento e no acompanhamento das ações de desenvolvimento rural sustentável de Pernambuco”, afirmou o secretário Dílson Peixoto.

Ao final do evento, foi entregue um documento às autoridades presentes: a agenda política estratégica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável para o mandato presidido pela sociedade civil no biênio 2019/2020.

Participaram do evento o deputado estadual Doriel Barros; o representante do deputado estadual Isaltino Nascimento, Bruno José; a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertoti; o representante da Secretaria de Planejamento e Gestão, Adilson Gomes; os representantes da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Artur de Lucena e Caio França; o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves; o presidente e o gerente financeiro do Iterpe, respectivamente Altair Correia e José Cláudio, dentre outros.

CDS/PE - O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CDS/PE) foi instituído pelo Decreto nº 23.346, de 18 de junho de 2001. É um órgão colegiado, paritário, consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SDA) e constituído por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.

SDA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário