sábado, janeiro 26, 2019

Tragédia de Brumadinho é prova de que Brasil não pode garantir que suas barragens são seguras


A tragédia de Brumadinho é a prova cabal de que o Brasil não só nada aprendeu com Mariana, o seu pior desastre ambiental, como não tem condições de assegurar à população que suas barragens são seguras. O sistema de previsão e contenção de risco do Brasil é falho e a barragem da Vale encheu o país de novo de lama para provar isso. A barragem do Feijão da Vale sequer estava na relação mais recente das 45 barragens em risco divulgada pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A nova desgraça causada por uma barragem de rejeito de mineração acontece num momento em que o governo planeja afrouxar o sistema de licenciamento ainda mais. Após três anos de Mariana, tanto a ação penal quanto a civil estão paradas. Vilarejos destruídos se tornaram monumentos ao desastre.

Agora a lama corre para o Paraopeba, rio que abastece parte da Grande Belo Horizonte. Se continuar a se espalhar, vai atingir a usina hidroelétrica de Três Marias, uma das mais importantes do país e pôr em risco o Rio São Francisco.

Depois do Doce, desastres que podem ser evitados jogam lama em outro de seus grandes rios, desta vez o maior rio totalmente brasileiro, o já tão degradado São Francisco.

As informações são do Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário