quarta-feira, dezembro 19, 2018

FGV inclui Pernambuco na rota de negócios em Agricultura Familiar


Após premiar projeto local, instituição realiza encontro no estado (Foto: Ecolume/IPA Divulgação)


Nesta quarta-feira (19), pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsáveis por um projeto nacional (Bota da Mesa), que inclui a agricultura familiar na cadeia de alimentos nos centros urbanos do país, chegam em Recife. A instituição incluiu Pernambuco como promissor neste tipo de parceria depois que, em julho, conferiu a um projeto do estado (Ecolume) como sendo uma das 14 estratégias do Brasil com potencial para este negócio e voltado à conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional.

Os pesquisadores se reunirão com integrantes do Ecolume e potenciais parceiros públicos e empresariais na sede do Instituto Agronômico de PE (IPA). O encontro visa dá início à expansão do Bota na Mesa no Nordeste, uma vez que já é muito conhecido no Sudeste, em especial em São Paulo. O objetivo desse primeiro encontro é apresentar o projeto e as diretrizes públicas e da iniciativa privada voltada à inclusão da agricultura familiar na cadeia (produção e comercialização justos) desse tipo de alimentos.

O IPA foi escolhido para sediar o encontro por vários motivos, dentre eles a instituição atua contribuindo com os agricultores familiares locais e foi do seu Laboratório de Mudanças Climáticas que partiu o projeto premiado pela FGV, especificamente do Centro de Estudos em Sustentabilidade. O projeto em questão é o Ecolume, que reúne especialistas de várias partes do Brasil e atua para a eficiência alimentar, hídrica e energética no Sertão. O Ecolume é coordenado pela climatologista do IPA, Francis Lacerda.

O encontro começa às 8h30. Dentre os participantes esperados, o IPA convidou gestores de secretarias, institutos e outros órgãos estaduais de PE e do governo federal, além de comissões e conselhos pertinentes e compostos por membros da iniciativa privada e da sociedade civil, entre outros. Os estudiosos da FGV aproveitarão para apresentar o panorama de cadeia de alimentos (principais atores, tendências, desafios) e os desafios no abastecimento de grandes centros urbanos, a exemplo dos gargalos no relacionamento da agricultura familiar com mercados.

Sudene e Mudanças Climáticas

Nesta sexta-feira (21), na Sudene, Francis Lacerda também participa de uma reunião com o órgão para chamar atenção às mudanças climáticas no NE e seu impacto no desenvolvimento regional. O encontro objetiva incluir a variável na agenda da Superintendência e parceria ao Ecolume.

Assessoria de Imprensa Ecolume/IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário