sexta-feira, novembro 16, 2018

Mais de um milhão de pernambucanos serão afetados com saída de médicos cubanos



Cerca de 1,6 milhão pernambucanos podem ficar sem o auxílio da atenção básica de saúde com o fim da fim da participação dos profissionais cubanos no programa Mais Médicos. A informação foi repassada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). No país, dos 5570 municípios, 3228, o que representa quase 80% do total, só têm assistência pelo programa e 90% dos atendimentos da população indígena são feitos apenas por profissionais de Cuba.

Segundo o presidente da Amupe, José Patriota, a decisão pode gerar uma superlotação nos hospitais.


A decisão do governo cubano de deixar de participar do programa Mais Médicos anunciado nessa quarta-feira (14), foi tomada após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmar que mudaria os termos do acordo de colaboração. Nos cinco anos de mais médicos, cerca de 20 mil profissionais cubanos atenderam a mais de 100 milhões de pacientes brasileiros, com aprovação de cerca de 95% da população. Inclusive, mais de 700 municípios brasileiros tiveram nos cubanos o atendimento médico pela primeira vez. Para José Patriota, a decisão teve influências ideológicas.

Salário dos cubanos

Diferentemente do que acontece com os médicos brasileiros e de outras nacionalidades, os cubanos do Mais Médicos recebem apenas parte do valor da bolsa paga pelo governo do Brasil. No caso de Cuba, o acordo que permite a vinda dos profissionais é firmado com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e não individualmente com cada médico.

Com a decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, mais de 29 milhões de brasileiros poderão ficar desassistidos.

Por: Rádio Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário