sexta-feira, março 30, 2018

Semana Santa: Senhor, obrigado por esse AMOR!



Obrigado Senhor pelo Teu amor por nós, obrigado por ter se entregado naquela cruz pelas nossas vidas, nos perdoa se muitas vezes nós esquecemos disso ou até nem ligamos. Obrigado pela teu cuidado tão presente, especial e constante em nossas vidas. Obrigado por ter escolhido nos amar, pois Tu não nos ama por causa de valores méritos ou merecimentos, mas nos ama porque escolheu nos amar, mesmo antes de nascermos, mesmo antes da fundação do mundo, Tu já nos amava. Não há nada que possamos fazer o suficiente para Te agradecer por isso, só podemos demonstrar nossa gratidão.

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.
(Isaías 40:29-31)

Obrigado, Deus!

Significado de Sexta-feira da Paixão

A Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.

A Sexta-Feira Santa em 2018 celebra-se no dia 30 de março. É um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.

Sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas.

O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
Significado da Sexta-feira Santa

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.

Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.

Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.

Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.

Leia também Semana Santa e Sábado de Aleluia

Nenhum comentário:

Postar um comentário