quinta-feira, janeiro 25, 2018

Filhote de jaguatirica resgatado no Agreste de Pernnambuco recebe cuidados no Cetas

Felino foi encontrado por moradores de uma comunidade quilombola em Águas Belas. Bombeiros ajudaram o resgate (Foto: Divulgação/CPRH)

Um filhote de jaguatirica (Leopardus pardalis), com entre dois a três meses, é o mais novo animal silvestre a receber cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ele chegou ao Cetas na noite da quarta-feira (24), dois dias após ser encontrado, sozinho, por moradores de uma comunidade quilombola do município de Águas Belas, no Agreste Meridional.

Fêmea, o filhote apresenta sinais de trauma na pata esquerda e ainda está sendo avaliado por veterinários do Cetas. Em Águas Belas, ele foi encontrado sozinho, como se estivesse perdido. Não se sabe se terminou se afastando da mãe ou se esta morreu, vítima de caçadores. Decididos a salvar o filhote, moradores procuraram a unidade de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que, por sua vez, informou à CPRH e ao Grupamento de Bombeiros. Foi aberto, assim, o caminho para dar o destino certo ao felino.

No início da tarde da quarta (24), a pequena jaguatirica foi levada por integrantes do 6º GB (Grupamento de Bombeiros) de Águas Belas para a sede da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga-Garanhuns), braço da CPRH no Agreste Meridional. No mesmo dia, a equipe da Uiga levou o animal ao Cetas Tangara, no Bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, onde ficará até apresentar as condições ideais para a soltura – provavelmente na fase adulta.

Uma espécie de gato-do-mato, a jaguatirica é o terceiro maior felino presente na América, depois da onça-pintada e da onça-parda (suçuarana), podendo chegar a 1,35 metro e a pesar 16kg quando adulto. Já esteve na lista nacional de animais com risco de extinção.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário