quinta-feira, agosto 31, 2017

Crise na saúde provoca fechamento de hospital em Serra Talhada, no Sertão de PE


Mais um hospital será fechado em Serra Talhada. No dia 1º de outubro, o Hospital Psiquiátrico São Vicente, localizado no bairro Borborema, vai encerrar suas atividades após 38 anos de funcionamento.

O último hospital a fechar as portas foi a Casa de Saúde São José, no centro da cidade.

Inaugurado em 1979, o hospital entrou em crise devido a política imposta pelo Ministério da Saúde, que ‘congelou’ os repasses. O resultado será a demissão de 80 funcionários e pelo menos 120 pacientes que serão desalojados e ficarão sem tratamento.

“É um assunto que vínhamos resistindo, mas todo mundo sabe da degradação que vem acontecendo com os equipamentos da saúde pública. A prática do Ministério da Saúde foi exatamente congelar os valores para matar por inanição e fechar os hospitais psiquiátricos por falta de financiamento. O Brasil se inspirou num modelo criado na Itália, que entendeu que poderia tratar seus doentes mentais a nível ambulatorial e em pouco tempo as ruas estavam cheias de doentes mentais e a Itália voltou a construir hospitais psiquiátricos”, lamentou o médico Clóvis Carvalho (Clovinho) um dos responsáveis pela gestão da clínica.

Durante entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, Dr. Clovinho afirmou que antes da decisão procurou o prefeito Luciano Duque e até o governador Paulo Câmara para buscar uma solução, mas até agora não houver retorno das iniciativas.

“Nós resistimos e fizemos todo o tipo de economia e manobra para manter o hospital e não podemos mais esticar a corda e resolvemos encerrar as atividades do Hospital Psiquiátrico São Vicente em 1º de outubro”, confirmou Clóvis Carvalho, lamentando o futuro dos pacientes que ficarão sem atendimento.

Farol de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário