terça-feira, abril 04, 2017

Ministério da Integração Nacional diz que decisão de contemplar Ibimirim é do Governo de PE


O ministério da Integração Nacional emitiu nota na tarde desta terça-feira (4) sobre a manifestação que fechou parte da BR-110 em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. A rodovia segue fechada até 16h50. Moradores do local reclamam sobre a falta água na cidade, já que é próxima ao Rio São Francisco e o município não foi contemplado com as obras da transposição.

De acordo com a nota, o Projeto não tem qualquer ligação com o açude que abastece a cidade. O texto diz ainda que estrutura está sob responsabilidade do governo Pernambuco. "O tratamento e a distribuição da água do Rio São Francisco disponibilizada pelo Governo Federal é de responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, que poderá fornecer mais informações sobre o abastecimento de cada município", diz a nota.

Sobre a ampliação dos recursos hídricos no Estado, o Ministério afirma que Pernambuco será beneficiado pelos dois Eixos (Leste e Norte) do Projeto São Francisco. A água chegou ao estado com a inauguração do Eixo Leste no último dia 10 de março. A cidade pernambucana de Sertânia, de 35 mil moradores, já está sendo abastecida.


"O Ministério da Integração Nacional não poupa esforços para que o abastecimento de água seja ampliado. Com esse intuito, o Governo Federal apoia financeiramente a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na implantação da Adutora de Moxotó, em Sertânia (PE). O objetivo é garantir que mais municípios sejam beneficiados", diz o texto.

Por meio de nota, a Compesa informou que a cidade de Ibimirim não é atendida por barragem e sim por três poços. O calendário do município obedece ao regime de quatro dias com água contra oito dias sem. A Barragem Poço da Cruz nunca foi operada pela Compesa.

G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário