segunda-feira, março 27, 2017

Parceria Votorantim pela Educação vai atender Araripina e mais 49 municípios brasileiros em 2017

Programa que acelera em 38% a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II nos municípios já atingiu 700 mil alunos em 8 anos

O Instituto Votorantim realizou entre os dias 22 e 24 de março, a “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2017” com secretários de educação de 52 municípios que farão parte do programa neste ano. Em 2017, o número de cidades com atuação do PVE triplicou, o que vai beneficiar, em média, 190 mil alunos, entre 6 e 14 anos, em 16 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios.

O PVE contribui para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. A estratégia é, de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade.



“Temos a convicção de que uma educação sólida é a base para a formação de uma sociedade próspera. Por isso, muito antes do conceito de valor compartilhado ganhar a dimensão que tem hoje, a Votorantim já investia em ações em prol do desenvolvimento social das comunidades onde atua”, declarou João Miranda, diretor-presidente da Votorantim S.A..

O encontro teve como objetivo debater com secretários de educação e técnicos das prefeituras sobre como a gestão eficiente favorece o aprendizado e a importância da participação da família e alunos na educação. Além disso, foram apresentados os resultados já conquistados - melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, nos municípios em que o PVE já foi implementado, se comparado a municípios que não receberam o programa.

A iniciativa, realizada há oito anos, tem acumulado resultados positivos. Estudo comparativo entre os municípios que aderiram ao PVE e um grupo-controle indicou que, no período de 2008 a 2015, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II. Durante todo o período em que o programa está em vigor já foram beneficiados, aproximadamente, 700 mil alunos de 795 escolas.

“Nós acreditamos que as empresas e comunidades podem e precisam crescer em harmonia, em um equilíbrio que traga resultados positivos, econômicos e sociais para todos. Também acreditamos que os gestores públicos são os principais agentes de desenvolvimento das comunidades que nos hospedam. Por isso o Instituto, respeitando seu DNA de sempre investir na causa da educação, promove há oito anos parcerias com as gestões municipais para mobilização da sociedade e melhoria da gestão educacional dos municípios onde atuamos”, disse Cloves Otávio Nunes de Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.

Cidades que integrarão o PVE em 2017:

Norte 
PA: Rondon do Pará, Primavera
TO: Xambioá

Nordeste
BA: Alcobaça. Camaçari, Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe, São Felix
PE: Araripina
PI: Curral Novo, Santa Filomena 
SE: Laranjeiras

Centro-Oeste
GO: São Simão, Niquelândia
MS: Agua Clara, Brasilândia, Selvíria
MT: Aripuanã

Sudeste
ES: Aracruz, Conceição da Barra, Montanha 
MG: Divinolândia. Belmiro Braga, Vazante, Juiz de Fora, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias
RJ: Cantagalo, Barra Mansa, Resende
SP: Alumínio, Araçariguama. Cerqueira Cesar, Itapetininga, Matão, Pratânia, Igaratá, Ibiúna, Juquitiba, Piraju, Miracatu, Juquiá

Sul
PR: Ribeirão Claro, Rio Branco do Sul
SC: Campo Belo do Sul, Ibirama. Lontras, Apiúna, Celso Ramos
RS: Pinheiro Machado, Esmeralda

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

FleishmanHillard Brasil/Instituto Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário