sábado, março 18, 2017

Deputados Zeca e Júlio visitam obras da Transposição com comitiva de empresários

 
Os deputados Zeca Cavalcanti (federal) e Júlio Cavalcanti (estadual), ambos do PTB, comandaram ontem (17) uma comitiva para visitar in loco os canais e estação de bombeamento da obra da Transposição do Rio São Francisco, em Sertânia. O ponto de partida foi o canteiro de obras da empresa Paulista, responsável pela construção deste trecho do Eixo Leste da Transposição.

“Viemos ver de perto essa obra que sempre acreditamos e que vimos começar quando ainda éramos prefeito de Arcoverde e hoje, as águas do São Francisco já estão em Custódia, Sertânia, Monteiro (PB) e em breve chegarão a Arcoverde”, disse o deputado Zeca Cavalcanti.

Também estiveram presentes os vereadores Zirleide Monteiro e Heriberto do Sacolão (Arcoverde); Damião, Vino, Zequinha e Gildão (Sertânia); além do ex-vice-prefeito de Sertânia, Sinval Siqueira.

Um dos primeiros locais a serem visitados foi a Estação de Bombeamento nº 6, aonde a comitiva pode ver de perto o reservatório da água bombeada que seguia pelo canal rumo a Paraíba. Na estação, um técnico do Ministério da Integração falou sobre a construção e revelou que no auge da obra mais de 9 mil trabalhadores, em grande maioria da região, estavam empregados.

A EB6 puxa a água dos canais que vem de Custódia e a elevam a 60 metros de altura para que possa seguir em frente rumo a cidade de Monteiro, na Paraíba. Os deputados Júlio e Zeca destacaram o papel fundamental dos ex-presidentes Lula e Dilma que começaram a obra e do atual presidente, Temer, que está finalizando após a receber com mais de 90% concluída.

“Como diz a música, 'o Sertão está virando mar', um mar de alegria, desenvolvimento e um futuro de muito trabalho, empregos e crescimento para nosso povo. E com a água do velho Chico vira a Adutora do Moxotó, trazendo as águas do São Francisco para Arcoverde e nosso povo até o final deste ano”, disse o deputado Júlio Cavalcanti.

Após a visita a EB6, os deputados e comitiva visitaram os reservatórios de Campos e terminaram no reservatório de Barro Branco, de onde sairá o braço da Transposição que vai levar as águas do São Francisco para Arcoverde, até o reservatório que está sendo construído na localidade de Canela da Ema, zona rural de nosso município. De lá, a água vai ser distribuída para a cidade de Arcoverde e mais de 60 municípios do Agreste pernambucano.

“Vê a beleza das águas do São Francisco contando nosso Sertão, despejando nas barragens que trazem vida nova e esperança para os sertanejos nos enche de alegria e a certeza de que novos dias virão para o nosso querido povo”, falou Zeca Cavalcanti. Ele também ressaltou que a chegada das águas vai trazer empregos, desenvolvimento e trabalho para toda a região e para Arcoverde.

Antes do reservatório de Canela da Ema receber as águas do Velho Chico, elas chegarão a Arcoverde através da Adutora do Moxotó, com 74 Km de tubulações que vão captar as águas do São Francisco no reservatório de Rio da Barra, em Sertânia. As obras já estão em andamento e deverão chegar entre outubro e dezembro.

Assessoria de Imprensa deputado federal Zeca Cavalcanti e deputado estadual Júlio Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário