sábado, outubro 22, 2016

Semas-PE retoma encontros com prefeituras para divulgar a importância do Cadastro Ambiental Rural

177.883 imóveis já cadastrados representam o mapeamento digital de 3,7 milhões de hectares do Estado (Fotos: Patrícia Correia e Débora Viana/Semas-PE)

Com o objetivo de reforçar a importância da realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realiza encontro com representantes de 93 prefeituras do Estado.

“O CAR é uma ferramenta da era digital, fundamental para mapear e monitorar a situação ambiental de todo o Estado, facilitando a implementação de políticas de conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e potencialização da produtividade agrícola, possibilitando apoio ao empreendedor rural”, destaca Sérgio Xavier, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Em Pernambuco, 93 municípios estão com números abaixo do esperado de cadastros efetivados, e por isso, no próximo dia 26 de outubro começam os encontros. O primeiro deles será no município de Palmares, na Mata Sul do Estado e vai reunir representantes de secretarias e técnicos agrícolas de outras 28 cidades das redondezas, entre elas: São José da Coroa Grande, Cortês, Escada, Primavera, Tamandaré, Água Preta, Catende, Ipojuca entre outras. Até dezembro serão realizados cinco encontros entre a Semas e representantes dos municípios, nas cidades de Carpina, Caruaru, Salgueiro e Arcoverde.

“O CAR está totalmente envolvido na vida da cidade e não apenas do proprietário rural, porque se ele deixar de fazer o cadastro, ele não vai poder fazer transações bancárias e assim deixa de levar recursos para o município. Sem esses recursos não haverá aquecimento do comércio, consequentemente, reduzirá a geração de emprego e renda, sem essa dinâmica não haverá arrecadação de impostos para os municípios. Isso é um complicador para o desenvolvimento da cidade e essa é a realidade que precisamos esclarecer para gestores dos 184 municípios do Estado”, explica o coordenador do CAR na Semas, Josemario Lucena.

Considerando o resultado do ultimo boletim publicado no site do Serviço Florestal Brasileiro – SFB, Pernambuco lidera o ranking regional com 177.883 mil imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural efetivados, representando 69,55% dos 305.000 imóveis no Estado. Até o último balanço a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade apresenta cerca de 3.779.497 hectares de área que já registradas.

Com a ampliação do prazo para dezembro de 2017, os proprietários de imóveis com até quatro módulos fiscais, unidade de medida que varia de acordo com o tipo de exploração do município, em Pernambuco, varia de 7 a 70 hectares. Os proprietários de imóveis rural, terão mais tempo para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Nos últimos dois anos, a Semas, através da Gerência do Programa Mata Atlântica e Biodiversidade e em parceria com a CPRH, INCRA/PE, ITERPE, realizaram uma série de capacitações com representantes de prefeituras, de sindicatos dos trabalhadores rurais, além de mais de 170 técnicos extensionistas do Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA), que após capacitação, repassaram os conhecimentos adquiridos para os outros técnicos de 182 municípios do Estado. Com as capacitações, a Semas cumpre o que determina o Art. 8º do Decreto 7.830/2012, que obriga os órgãos componentes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) a prestar apoio técnico e jurídico aos municípios.

A Semas realizará, de 7 a 11 de novembro, o curso de QGis Avançado para o CAR, para os técnicos de 19 instituições como o IPA, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto de Terra de Pernambuco – ITERPE, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), entre outras, que irão se atualizar para oferecer maior qualidade na efetivação dos cadastros como no monitoramento.

Serviço:
Reuniões de monitoramento com prefeituras em Palmares
Data: 26 de outubro de 2016
Local: Escola Técnica estadual de Palmares (antiga escola Agrícola) – BR 101 Sul Km 185 – Palmares
Horário: 09h às 12h

Semas-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário