sábado, setembro 10, 2016

Projeto “Fusca Cultural” realiza 2ª edição neste sábado (10) em Camaragibe


Após o sucesso do primeiro evento do “Fusca Cultural”, a cidade de Camaragibe receberá, no próximo sábado, 10 de setembro, no bairro de Santa Mônica, a segunda cerimônia do Projeto, que tem como objetivo realizar eventos visando homenagear grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas.

Desta vez a grande homenageada da noite será a agremiação carnavalesca “Urso Mimoso”. O evento terá início a partir das 20h e acontecerá na Rua Itapissuma, que fica localizada em Santa Mônica. Entre as atrações que participaram, está o “Boi Camará”, que será responsável por realizar a apresentação de homenagem o “Urso Mimoso”. Além dessa agremiação, o evento contará com os shows de um Grupo de Coco e Ciranda e do Grupo Afrogibe.

O Projeto Fusca Cultural, de maneira a democratizar e universalizar o acesso aos eventos, proporcionará local apropriado e preparado para atender portadores de necessidades especiais. Será realizada uma parceria com a Associação dos Portadores de Deficiência de Camaragibe (APDC) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de maneira a facilitar a participação destes no projeto.

Sobre o “Fusca Cultural” - O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos serão realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois serão realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das referidas agremiações.

Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

O primeiro evento do Projeto “Fusca Cultural”, aconteceu no último sábado, 20 de agosto, na Praça do Açude Timbi, em Timbi. Os moradores da região e visitantes puderam acompanhar a belíssima homenagem feita a Agremiação Carnavalesca – “Boi Rubro-Negro” – também conhecida como “Boi de Dora”. Além da agremiação homenageada, houve apresentações do “Urso Mimoso”, do “Bloco Lírico Amantes das Flores”, ciranda e da “Banda Mania Show Pé de Serra”, composta exclusivamente por deficientes visuais, que encerrou a festa.

Serviço:
Data: 10/09/2016
Hora: A partir das 20h
Local: Santa Mônica (Rua Itapissuma).

Agremiação Homenageada: Urso Mimoso
Agremiação que irá se apresentar e homenagear o “Urso Mimoso”: “Boi Camará”
Outras atrações: Grupo de Coco e Ciranda e Grupo Afrogibe

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário