quinta-feira, setembro 08, 2016

Recife: Cucina De’ Carli inicia terceira edição do projeto Vinhos da Itália

Os apreciadores de vinhos poderão conhecer alguns rótulos e a cultura da Puglia

A região da Puglia foi escolhida para a 3ª edição do projeto Vinhos da Itália, realizado pelo Restaurante Cucina De’ Carli, a partir do dia 8 de setembro. Com início no mês de maio, o projeto já contemplou as regiões do Veneto e Piemonte.

Conhecido como o país referência na produção de bons vinhos, a Itália apresenta surpresas e peculiaridades enológicas que encantam a todos. Excelentes vinhos vêm do “salto da bota”, onde fica a região da Puglia.

De acordo com as chefs Albânia e Gênova De’ Carli o objetivo do projeto é estimular e desenvolver o interesse pela grande variedade de uvas/vinhos italianos relacionando-os com suas regiões. “A ideia é oferecer o espaço do restaurante e empório Cucina De’ Carli para divulgar a cultura, gastronomia, arte e turismo das regiões vitinicola mais importantes da Itália. Queremos também ter no espaço a realização de eventos como jantares harmonizados, palestras e exposições”, explica Albânia.

Todos os rótulos escolhido para o projeto serão apresentados com descontos reais, que podem chegar até 50%. “Os vinhos serão sugeridos com pratos do cardápio ou novos pratos típicos das regiões, para tornar a noite ainda mais agradável”, comenta Gênova.

Dando sequencia ao projeto Vinhos da Itália, as regiões Emilia Romania e a Toscana também serão contempladas até o mês de dezembro. As chef selecionarão ainda, alguns rótulos espumantes para finalizar 2016 em grande estilo. “Em 2017 daremos continuidade ao Vinhos da Itália com novos sabores da região da Sicilia”, revela Albânia.

VINHOS

Para esta edição do Vinhos da Itália foram selecionados quatro rótulos tintos:

O Negroamaro Torrato IGT, de cor violeta brilhante, tem sabor frutado e aromático com toques de cereja e ervas secas e apresenta taninos de qualidade. Para harmonizar, as chefs sugerem a Polpetta de Berinjela com Espaguete de Espinafre e o Canelone de Carne, servido com molho de tomate e mussarela gratinada.

Já o Primitivo Orme IGP apresenta uma coloração rubi intenso. Seu aroma é de frutas vermelhas maduras como morango, e no paladar traz taninos doces e macios, além de um toque de café. O Penne com Filetino ao Molho de Funghi e o Fagotine de Queijo Maasdam são boas pedidas para harmonizar com o vinho.

A terceira sugestão, o Nero di Troia Orme IGT, apresenta uma cor vermelho profundo e tons de violeta com aromas elegantes e toques de groselha e amora. Seu tempo de maceração é prolongado em tanques de aço inoxidável e possui taninos adocicados, notas de especiarias e final longo. O Filé Grelhado com Crosta de Ricota Defumada servido com penne ao molho de tomate e o Anelle de Tomate servido com Molho de Espinafre caem muito bem.

E por fim, o Aglianico Rosso Puglia IGT, com coloração violeta e aromas florais e de ameixa, tem toques de especiarias doces como canela. É equilibrado e bem estruturado, com taninos doces e macios, boa acidez e final prolongado. O Raviole de Carne servido como molho de tomate ou Escalope de Filé Grelhado servido com o espaguete ao molho pesto são as dicas da casa.

CURIOSIDADES – Situada no sul da Itália, a região da Puglia possui sítios históricos que nos remetem a era da Itália Medieval. Lá se encontram algumas ruínas greco-romanas. A região é considerada o berço do vinho italiano e tem uma extensão territorial de 400 km, que percorre a costa do mar Adriático, a topografia é praticamente toda plana, além do clima e solo considerados ideais para a produção vitivinícola.

A área de vinhedos da Puglia corresponde a cerca de 190.000 hectares. Graças ao amplo cultivo de inúmeras variedades de uvas, a região é responsável por elaborar 17% da produção total de vinhos da Itália. Suas uvas nativas são: a Trebbiano, a Sangiovese, a Bombino Bianco e Montepulciano, oriundas da província de Foggia, e a “uva di troia” ou Sumarello, entre outras. Mas as uvas de maior destaque são a Primitivo e a Negroamaro.

Serviço:
Cucina De' Carli
Restaurante:
Almoço: segunda a sábado das 12h às 14h30
Jantar: quintas, sextas e sábados a partir das 19h
Empório: segunda a sábado das 10h às 18hs
Rua Jader Andrade, N° 163 - Casa Forte- Fone: 81 3265.5781
Acesse o nosso site: www.cucinadecarli.com.br

Patrícia França/Cucina De' Carli

Nenhum comentário:

Postar um comentário