domingo, julho 10, 2016

36 minutos: pesquisa mostra que brasileiros são mais interessados em suas casas do que se imagina

Projeto Falchi Arquitetura (Divulgação)

Por Joyce Diehl

36 minutos: esse é o tempo que os brasileiros passam, em média, por dia, sonhando com a casa perfeita, conforme estudo realizado em dez países pela AkzoNobel, detentora da Coral. Pense bem. 36 minutos por dia. Muita gente não gasta esse mesmo tempo almoçando, por exemplo, ou fazendo o que quer ou gosta. Cabe essa comparação para se entender a importância que o brasileiro dá ao tema.

Não é de hoje que a casa voltou a ser valorizada como lar. A violência em geral, da urbana aos atentados, pode ter sido a grande causadora disso. Desde o ataque às Torres Gêmeas, a sociedade vem sofrendo grandes transformações de percepção sobre o valor da vida. A “casa dormitório”, comum nos grandes centros, volta a ser local de convívio.



O primeiro sinal desse novo comportamento foi o recorde de produção de embalagens para entregas delivery. Acostumadas à fast food, muitas vezes no balcão da lanchonete ou sentadas nos bancos das praças, as pessoas assumiram seus medos e encomendaram seus lanches para serem levados, ou entregues no trabalho ou em casa.

Isso trouxe a valorização do “receber em casa”, atividade já esquecida. E ao redor de boa comida, claro, sempre o melhor meio para reunir pessoas, que sai do lugar comum e ganha o glamour de ser gourmet; a americana fast food dando espaço à italiana slow food, a boa refeição como ritual, cercada de boa conversa.

As cozinhas viraram as novas salas de estar e houve um aumento impressionante de interesse pela gastronomia – vide as lojas especializadas, livros, filmes, programas de televisão e, mais recentemente, redes sociais.

Esse movimento traz de volta a casa como refúgio, espaço de identificação, de conforto emocional, das peças de família misturadas na decoração, trazendo segurança sobre quem somos. E a explosão do DIY, tão forte nos EUA, o nosso “Faça você mesmo”: reparos, móveis, artesanato, jardinagem. A pintura das paredes com tons escolhidos nos sistemas tintométricos, onde se vende a ideia de tons únicos, e de que certos serviços podem ser feitos por qualquer um.

Na mesma pesquisa, 93% dos entrevistados gostariam de ter mais ajuda para tomar as decisões na hora de decorar e 80% têm dificuldade para escolher as cores e os estilos de sua decoração. É ai que entra todo o poder do bom atendimento. O poder de cada um se fazer necessário na vida do cliente, virar seu cúmplice nessa aventura chamada compra.

36 minutos. Esse é o tempo que os brasileiros passam sonhando com a casa perfeita. Bem mais tempo do que você levou para ler essa matéria...

Saiba mais sobre Joyce Diehl

Joyce Diehl é a editora-chefe da revista eletrônica www.revestir.com.br, sobre acabamentos e tendências em arquitetura. O portal conta com colunistas como Ruth Fingerhut, Mon Liu, Verônica Fraga, Maria Alice Miller e Marisa Lima, cada uma de um setor, além de várias páginas especificas por assunto: Cerâmicas & Outros Revestimentos, Louças, Metais & Acessórios, Mix (um pouco de tudo), Iluminação, Têxteis, Mobiliário + Design, Tendências, Técnica ( produtos voltados à construção, com veio sustentável) entre outras. A revista eletrônica recebe uma média de 50 mil visitantes ao mês. E dobrou o número de visitas ao seu Blog por conta do relacionamento através do Facebook (um perfil , uma fan page e muitos assinantes), Pinterest e Twitter, fazendo a postagem “girar”. Além disso, Joyce mantém seus próprios perfis no Facebook, unindo literatura, decoração, arquitetura e design, somando, ao todo, entre amigos e seguidores, mais de 15 mil interessados.

MAFER Comunicação

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