sábado, outubro 10, 2015

SEPLAG inicia planejamento estratégico para os próximos quatro anos

Secretário Danilo Cabral (Foto: Douglas Fagner)

A Secretaria de Planejamento e Gestão deu início ao planejamento estratégico organizacional e gestão por resultados para os próximos quatro anos. Até dezembro, a Seplag terá seu próprio mapa estratégico organizacional alinhado ao Mapa da Estratégia do Governo. As diretrizes do processo foram apresentadas a todos os funcionários da pasta em encontro realizado nesta sexta-feira (9), no auditório do Banco Central. Durante o evento, o economista e presidente da Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), Marcelo Barros, apresentou as perspectivas do cenário econômico do País e do Estado.

O secretário Danilo Cabral ressaltou a importância do trabalho, lembrando que trata-se de um conjunto de iniciativas estratégicas e indicadores de resultados, elaborados a partir da participação do quadro funcional da Secretaria em uma metodologia participativa em que todos poderão participar e construir o planejamento. “É fundamental que todos participem desse processo que tem vem dando certo, gerando bons resultados para Pernambuco em todas as áreas”, disse o secretário.

Danilo Cabral lembrou o modelo de gestão do Todos por Pernambuco como exemplo de uma política acertada, uma vez que foi a partir da ausculta à população que passos importantes foram dados no Governo nas áreas de educação, fazendo com que Pernambuco tenha a escola de ensino médio mais atrativa do Brasil, da saúde, com a melhoria no atendimento e na infraestrutura dos hospitais e UPAs, e da segurança, com o Pacto pela Vida.

O secretário Executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão, Maurício Cruz, apresentou a metodologia do trabalho e também alertou para a importância da participação de todos os funcionários da Secretaria. “Precisamos do envolvimento de todos para termos êxito no trabalho e para fazermos acontecer o que indica o Programa de Governo. A chave do sucesso será a participação de todos os funcionários”, destacou.

A elaboração do planejamento estratégico terá duração de 16 semanas, com a realização de oficinas, reuniões e entrevistas comandadas pelas secretarias Executivas de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e de Gestão por Resultados, onde estão previstas a identificação dos principais processos estratégicos da Seplag e a construção de indicadores que permitam fazer o acompanhamento dos resultados da pasta. Cada equipe indicará representantes para participar mais efetivamente do processo.

Este planejamento estratégico, no entanto, já começou a ser realizado em algumas Secretarias estaduais. Está em andamento, por exemplo, nas pastas de Agricultura e Reforma Agrária e nas empresas vinculadas ela, como IPA e Iterpe, de Administração, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, na Perpart (Pernambuco Participações e Investimentos) e no Instituto de Recursos Humanos (IHR). Ainda este ano, a Funape (Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco) deve iniciar seu processo.

SEPLAG-PE/Nicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário