quarta-feira, agosto 19, 2015

De autoria do deputado Beto Accioly, projeto de lei sobre Visão Monocular é aprovada na Alepe

“Está mais do que claro que a Visão Monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva para várias atividades diárias, inclusive profissionais", defendeu Beto Accioly (Fotos: Assessoria/Divulgação)

 A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou na tarde desta quarta-feira (19) proposta que inclui as pessoas com Visão Monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência. O Projeto de Lei nº 112/2015 é de autoria do deputado estadual Beto Accioly (SD).

Atualmente, os monoculares são negligenciados pela legislação e não possuem nenhum dos benefícios garantidos às pessoas com deficiência. Na Tribuna, Beto Accioly destacou que a Política Estadual da Pessoa com Deficiência considera que a deficiência se dá quando alguém é impedido de forma plena e efetiva de participar em igualdade de oportunidades com as outras pessoas.

“Está mais do que claro que a Visão Monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva para várias atividades diárias, inclusive profissionais. Qualquer limitação grave de ordem visual implica maior dificuldade no acesso a uma vaga no acirrado mercado de trabalho.
Entendemos que toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano deve ser considerada uma deficiência e consequentemente que tenha garantida igualmente os seus direitos”, justificou o Beto Accioly, convocando os deputados para votarem favoráveis à matéria. “Hoje podemos corrigir esta distorção e fazer justiça, reconhecendo a Visão Monocular como deficiência visual”, disse.

Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados. “Estou muito feliz com o resultado da votação. Pernambuco dará mais um grande salto de qualidade na inclusão social”, comemorou Beto Accioly.


Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Beto Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário