quarta-feira, julho 08, 2015

Cortes no orçamento provocam demissão de 180 no trecho 4 do Canal do Sertão de AL

Trecho 4 do Canal do Sertão

Agora é oficial: o temor que havia entre os trabalhadores do trecho 4 do Canal do Sertão, durante o período de recesso entre o São João e o São Pedro, de que poderia haver demissões na volta ao trabalho, se confirmou. A dispensa de trabalhadores começou na semana passada e deve atingir cerca de 180 dos 670 funcionários, segundo informações da construtora Odebrecht Infraestrutura, responsável por esse trecho da obra, que é investigada no esquema de pagamento de propina em obras da Petrobras, conhecida como Operação Lava Jato.

De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, em contato com a reportagem do Minuto Sertão (MS), as demissões foram provocadas pela redução nos repasses federais para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual o Canal do Sertão está inserido. A construtora esclareceu que esse corte de recursos ocorre desde dezembro de 2014.

Ainda segundo a Odebrecht, caso o ritmo de pagamento seja regularizado para o trecho 4, será avaliada a necessidade de contratações de trabalhadores.

Conforme o MS divulgou no dia 24 de junho, um levantamento publicado pela Folha de São Paulo aponta que, em Alagoas, a redução dos recursos do governo federal destinados a obras chega a 77,9%, figurando como o estado do Nordeste que mais reduziu os investimentos nos primeiros cinco meses do ano.

Em entrevista à imprensa no mês passado, a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, havia declarado que as obras do trecho 3 do Canal do Sertão, bem como a adutora do Alto Sertão, não deveriam sofrer com a ausência de repasses. Porém, segundo ela, o trecho 4 do Canal deveria sim passar por uma redução no ritmo das obras – e consequentemente demissão de funcionários.

Boa parte dos trabalhadores do trecho 4 do Canal do Sertão foi selecionada entre moradores das cidades de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera. A Odebrecht Infraestrutura é responsável pela execução de 30 quilômetros do Canal – corresponde à parte que vai do quilômetro 92,93 ao quilômetro 123,40, nos municípios de Senador Rui Palmeira a São José da Tapera. O avanço físico de obras está em 45% (posição julho/2015).

Por Diego Barros - Minuto Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário