quarta-feira, julho 29, 2015

Coordenador nacional do Pronatec destaca potencial de Petrolina em encontro


O I Encontro Municipal do Pronatec Brasil Maior em Petrolina, realizado na manhã de ontem (28/07), reuniu diversos representantes do setor produtivo da cidade, entidades de classe, além de representantes das instituições de ensino que ofertam os cursos gratuitamente à população. Organizado pela Prefeitura Municipal, o evento trouxe o coordenador nacional do PBM, Andrei José Rodrigues, analista do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que fez uma explanação geral sobre o programa e sanou dúvidas dos presentes.

As cidades de Recife e Petrolina foram os únicos destinos do coordenador no estado de Pernambuco nesta viagem. Na oportunidade, Andrei comentou sobre o potencial de Petrolina e algumas razões pelas quais o município ficou em 9° lugar no país com maior número de vagas aprovadas no programa para 2015.

“Esse destaque, dentre todos os municípios brasileiros, é atribuído a diversos fatores, como a qualidade da demanda que chegou até a gente, a articulação com os agentes locais, e também ao destaque que Petrolina tem, principalmente como polo exportador do país”, comentou Andrei.
Público alvo e pré-inscrições

As vagas do Pronatec Brasil Maior, coordenado pelo MDIC, são destinadas essencialmente para a requalificação de trabalhadores do setor produtivo, bem como a formação de trabalhadores para a ocupação de novas vagas no mercado. “O objetivo é solucionar os gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia”, destaca o coordenador.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Assunção, explica que as 750 vagas disponíveis no programa, distribuídas em 33 cursos, vão fortalecer o setor produtivo de Petrolina, gerando ainda mais qualificação profissional na indústria e no comércio.

“Graças ao empenho do prefeito Julio Lossio e a atenção do Ministro do MDIC, Armando Monteiro, conseguimos garantir que a partir da segunda semana de agosto as empresas pactuadas poderão fazer a pré-inscrição do público alvo, nos vários cursos que estarão disponíveis, através da nossa secretaria”, adiantou o secretário.

Texto e fotos: Ricardo Alves
Ascom PMP/Sedesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário