sábado, julho 04, 2015

Chapéu de Palha marca presença da Fenearte

Foto: Douglas Fagner

O programa Chapéu de Palha, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, mais uma vez marca presença na XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior feira do gênero da América Latina. Instalado no estande da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o espaço reservado para os beneficiários do Chapéu de Palha, além de expor peças de artesanato, distribui mudas de reflorestamento.

O coordenador do programa, coronel Humberto Viana, explicou o porquê da participação do Chapéu de Palha na Fenearte. “Uma das principais ações do Programa é a capacitação dos beneficiários e de seus parentes. Entre os diversos cursos oferecidos, está o de artesanato e as peças expostas são fruto deste tipo de capacitação. A produção de mudas também é um trabalho que fazemos junto com os beneficiários”, explicou.

Na abertura da XVI Fenearte, na quinta-feira (2), o estande do Chapéu de Palha foi visitado pelo governador Paulo Câmara, pelos secretários de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, e Meio Ambiente, Sérgio Xavier, e diversas autoridades que prestigiaram o primeiro dia do evento, que segue até o próximo dia 12, no pavilhão do Centro de Convenções.

O Programa - Implementado pela primeira vez na gestão do ex-governador Miguel Arraes, o Chapéu de Palha foi resgatado para atender aos trabalhadores rurais da palha da cana e suas famílias, na região da Zona da Mata, durante o período da entressafra da cana-de-açúcar. Hoje, o Programa tem três frentes de atendimento: o Chapéu de Palha da Fruticultura, da Cana-de-açúcar e da Pesca. Em 2012, o programa foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nova York, o ex-governador Eduardo Campos recebeu o prêmio como um reconhecimento às ações governamentais que contribuem para a inclusão social.

A Feira - A Fenearte, maior feira de artesanato na América Latina, une cultura, gastronomia, moda, decoração, música e artesãos de Pernambuco, do Brasil e de mais 50 países. Nesta edição, mais de cinco mil expositores marcam presença. Os homenageados são o Mestre Nuca de Tracunhaém e o poeta e cantador, Lourival Batista, o Louro do Pajeú, como é mais conhecido.

SEPLAG-PE/Nicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário