terça-feira, junho 30, 2015

Shineray inaugura fábrica no complexo de Suape

 Governador Paulo Câmara esteve presente na inauguração (Fotos: Thiago Medeiros)

Foi inaugurada nesta segunda-feira (29), a montadora chinesa Shineray no Complexo Industrial de Suape (PE). Esta é a montadora fora do país de origem e a única planta industrial do Brasil a fabricar motos fora da Zona Franca de Manaus. A abertura da unidade contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A fábrica fica situada à Estrada TDR Norte, 3005 – Complexo Industrial SUAPE.

Em uma área de aproximadamente 210 mil m², a montadora conta com uma área construída de 60 mil m². No total, foram investidos R$ 130 milhões e a unidade terá uma capacidade de produção total de 250 mil unidades por ano. “Iremos empregar, a princípio, 250 profissionais em dois turnos de segunda a sexta, mas poderemos chegar a 350 empregos diretos”, revela Paulo Perez, diretor executivo da Shineray. A fábrica funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Erigida exclusivamente com capital nacional do grupo pernambucano, os veículos de duas e três rodas serão montados na fábrica com peças trazidas da China sobre chassi nacional. A montadora produzirá 20 modelos de veículos ciclomotores, triciclos e quadriciclos já comercializados, além de lançamentos. Os produtos serão revendidos pelas 150 concessionárias localizadas em 25 estados do país. No total, a rede conta com 250 Pontos de Venda (PDVs). Em 2014, a Shineray do Brasil S.A. registrou um faturamento de R$ 417 milhões

A partir de outubro, numa segunda etapa, a fábrica irá contar com laboratório de testes e pista exclusiva para motos On Road, Off Road e Street, laboratórios de montagem, armazenagem e qualidade. Há dez anos atuando no mercado nacional e consolidada no segmento de duas rodas, a Shineray do Brasil hoje assume a quinta posição do segmento e a meta é atingir o terceiro lugar já em 2016.

Perguntado se a crise ou a alta do dólar implica em impacto na saída dos produtos, Perez informa que busca eficiência ao invés de efetuar os repasses aos clientes. “Já houve um ajuste no início do ano e nosso desafio é pela eficiência e corte de custos. Com a montadora, entregaremos o produto totalmente montado e, com isso, a concessionária reduz oficina e depósito e aumenta seu espaço em show-room, o que reduz significativamente os atendimentos em pós-vendas”, exemplifica.

A Shineray - Natural da região de Chongqing, a empresa tem sua matriz em Pernambuco, no município do Cabo de Santo Agostinho, e é representada pela Brasil China Distribuidora de Motos e Peças S/A, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho. Além das linhas de duas e três rodas, a companhia conta com distribuição de veículos de carga e passageiros.

PERFIL DA SHINERAY

Qualidade, design e alto desempenho. A Shineray Motos reúne esses conceitos para o desenvolvimento da sua linha de motos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. O grupo Shineray do Brasil S.A. é composto por um variado mix de produtos para atender a todas as categorias existentes do segmento duas rodas, com destaque para as motocicletas de baixa cilindradas. Com a Central de Distribuição localizada em Suape, em Pernambuco, a principal atividade do grupo, atualmente, é a importação de produtos da linha de motos Shineray produzidas em Chongqing, na China.

Desde 2005, quando chegou ao Brasil, a marca Shineray trouxe um novo cenário para o segmento de duas rodas, oferecendo produtos a preços acessíveis e de qualidade. Para a Shineray do Brasil, o que não pode perder espaço no mercado duas rodas são as campanhas relacionadas à segurança do condutor e aos acidentes envolvendo motocicletas. Dessa forma, a empresa se uniu a instituições como DETRAN e Secretarias das Cidades e Saúde em ações preventivas de educação de trânsito e, em julho, se prepara para dar início a uma série de cursos gratuitos para motociclistas no interior de Pernambuco, em parceria com a Fundação Terra.

A Shineray em números

Atuação no Brasil – desde 2005
Participação no mercado duas rodas – atualmente é a quinta marca no país
Volume de vendas – 116 mil unidades em 2014 e previsão de 130 mil para 2015
Faturamento em 2014 – R$ 417 milhões
Concessionárias/ Pontos de venda – 150 concessionárias, distribuídas em 25 estados. No total, a rede conta com 250 pontos de vendas.
Atuação no mercado – o Nordeste concentra 53% das vendas, mas o estado campeão de vendas é Minas Gerais, seguida por Bahia e Pernambuco.

Fábrica
Início das obras da fábrica – o grupo estudava a implantação da fábrica desde 2010. Após a aquisição do terreno, as obras de terraplanagem foram iniciadas ainda em 2012.
Área total do terreno: 210.000 mil metros quadrados
Área construída: 60 mil metros quadrados
Investimento: R$ 130 milhões
Empregos gerados: 250, podendo chegar a 350 postos diretos ainda em 2016.
Capacidade de produção: 150 mil unidades por ano, na primeira etapa, podendo chegar a 250 mil
Investimentos - R$ 130 milhões
Funcionamento – Dois turnos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Modelos fabricados
· 1 triciclo (Cargo 200)
· 3 quadriciclos (Future 150, Bravo 200, Strong 250)
· 5 modelos de motocicletas (Discover 250, Explorer 150, Fire 150, Jet 125, Bolt 250)
· 11 ciclomotores (Cross 50, Jet + 50, Jet 50, Phoenix + 5-, Phoenix 50, Liberty 50, Retro Ex 50, Venice 50, Retro 50, Bike 50, New Super Smart 50)

Modelos Campeões de vendas:
· 1º Jet 50
· 2º Phoenix 50
· 3º Jet+ 50

SL.MCI Comunicação

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