domingo, junho 07, 2015

Pequenas empresas buscam consumo menor de energia

Segundo o Sebrae, a procura por soluções tecnológicas que geram economia na conta de luz aumentou 15,5% nos últimos 12 meses

Trocar lâmpadas convencionais por modelos de LED ou monitorar uso de ar-condicionado e balcões frigoríficos são procedimentos simples que podem levar uma pequena empresa a economizar energia elétrica. Os empreendedores brasileiros estão mais atentos às inovações tecnológicas para baixar o valor de suas contas de luz e, em muitos casos, contribuir para sustentabilidade ambiental.

O Sebrae identificou um aumento de 15,5%, entre maior de 2014 e abril de 2015, na procura de pequenos empreendedores por soluções que reduzam o consumo de energia em seus negócios. Nesse período, 3,8 mil donos de pequenos negócios procuraram, em todo o País, os programas do Sebrae em busca de apoio para investimento em soluções de inovação e tecnologia.

Uma pesquisa do Sebrae concluiu também que as pequenas empresas têm conseguido baixar em 20% o consumo de energia. Os números refletem o desempenho de 3,9 mil empresas atendidas no ano passado por meio do programa de apoio à inovação e sustentabilidade, o Sebraetec. Após adotar ações do programa, 82% dos entrevistados confirmaram uma redução na conta de luz.

“A inovação e a sustentabilidade não devem ser vistas como aumento de custos, ao contrário. As boas práticas aumentam a competitividade do negócio, promovem a imagem positiva da empresa junto aos seus clientes e ainda atraem uma gama de consumidores conscientes”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O Sebrae oferece dicas simples e viáveis para uma pequena empresa racionalizar o uso de energia elétrica. Um pet shop ou um salão de beleza podem, por exemplo, instalar células de aquecimento solar para água usada nos lavatórios. O investimento pode ser gradativamente compensado pela diminuição na conta de luz.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário