domingo, fevereiro 01, 2015

Na eleição para a presidência do Senado, PT será o fiel da balança

"Gostamos muito do Luiz Henrique. Mas gostamos mais do princípio da proporcionalidade."

O sábado (31) foi de muita articulação entre os senadores petistas, que passaram mais de duas horas em um reunião de bancada para tratar das eleições à Mesa Diretora da Casa, marcada para a tarde deste domingo (1º). O líder do partido no Senado, Humberto Costa, anunciou, ontem, que os petistas apoiarão o nome indicado oficialmente pelo PMDB à presidência do Senado: Renan Calheiros (AL), que disputa a reeleição. Segundo analistas, os votos do PT serão fundamentais para quem quiser ocupar a cadeira.

 "Nós seguimos o princípio da proporcionalidade: a maior bancada indica o candidato ao comando da Casa. O PMDB tem o maior número de senadores e indicou Renan. Vamos respeitar a escolha", esclareceu Humberto. O líder do PT, no entanto, ressaltou o apreço que os petistas têm pelo senador Luiz Henrique (SC), também do PMDB, que se lançou candidato contra Renan com o apoio da oposição.

"Gostamos muito do Luiz Henrique. Mas gostamos mais do princípio da proporcionalidade", ressaltou Humberto. A bancada, no entanto, não fechou questão em torno do nome de Renan, tendo em conta que a votação é secreta e não há como garantir que os votos dos 13 senadores obedecerão ao apoio oficial do PT.

Num cenário de disputa bastante apertado, o vencedor será aquele que obtiver 50% mais um dos votos dos 81 senadores. Ou seja, 41. Os apoiadores de Luiz Henrique estimam que, até o momento, ele conte entre 38 e 43 votos. Já os apoiadores de Renan acreditam que o atual presidente irá se reeleger com 49 a 52 votos.

O elemento-chave dessa votação secreta serão as traições. Os dois lados trabalham para que senadores que apoiam um e outro candidato votem diferentemente da orientação dos seus partidos. Renan investe, principalmente, nos colegas do PSDB e do PP. Mas seus esforços no campo opositor não têm potencial para render muitos frutos.

Já Luiz Henrique, que é de partido da base aliada e tem bom trânsito entre os governistas, conta, principalmente, que os colegas petistas, no momento do voto secreto, deixem de lado a posição oficial e depositem seu apoio em favor dele. Nesse contexto, o PT, dono da segunda maior bancada, desponta como o partido que definirá a eleição para a presidência da Casa.

Ontem, também, a bancada petista decidiu apoiar a reeleição dos senadores Jorge Viana (AC) e Ângela Portela (RR) para os cargos de 1º Vice-presidente e 4ª Secretária da Mesa Diretora, também pelo critério de proporcionalidade. Às 14h deste domingo, pouco antes da sessão de posse dos novos senadores e da eleição da Mesa, a bancada do PT terá uma última reunião para acertar os detalhes finais da disputa.

Assessoria de Imprensa do Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário