sexta-feira, janeiro 23, 2015

ONS sinaliza déficit no custo da operação elétrica em janeiro


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o custo de operação elétrica estimado para a semana de 24 a 31 deste mês será mais alto do que o da semana anterior, encerrada hoje (23). Em todas as regiões, o custo médio do megawatt-hora (MWh) estará acima de R$ 1.420,34, que corresponde ao primeiro patamar de déficit operacional do sistema.

Chegar a esse nível pode implicar a necessidade de nova revisão tarifária pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), explicou à Agência Brasil o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos Freitas, coordenador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig).

A assessoria do ONS ressalta, entretanto, que como as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte estão no período das chuvas, os níveis de água dos reservatórios podem melhorar e reduzir os custos de geração de energia. Independentemente disso, o boletim do ONS diz que, no caso de ocorrência de chuvas, os níveis de armazenamento ao final de janeiro consideram o "pleno atendimento aos requisitos de carga”.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário