domingo, julho 20, 2014

Morre o empresário Norberto Odebrecht, aos 93 anos, em Salvador

Norberto Odebrecht, engenheiro fundador da Construtora Norberto Odebrecht Foto: Ricardo Mello / Arquivo O Globo 22/05/1991
Norberto Odebrecht foi o fundador da Construtora Norberto Odebrecht 
Fundador de uma das principais empreiteiras do país, o engenheiro e empresário Norberto Odebrecht nasceu em Recife, em 9 de outubro de 1920, e se mudou para a Bahia aos 6 anos de idade. Aos 21 anos, ainda estudante da Escola Politécnica da Bahia, Norberto assumiu os negócios do pai e, em 1944, fundou a Construtora Norberto Odebrecht. Hoje, a Odebrecht atua em 23 países e emprega quase 200 mil pessoas.

Filho de Emílio Odebrecht e Hertha, aos 15 anos Norberto começou a trabalhar nas oficinas da empresa do pai, a Emílio Odebrecht & Cia, onde aprendeu os ofícios de pedreiro, serralheiro, armador; foi chefe de almoxarifado e responsável pelo transporte; conviveu e aprendeu com mestres de obras e operários. Aos 18 anos, ingressou no curso de Engenharia, seguindo a tradição familiar de três gerações. Quando cursava o terceiro ano, a empresa do pai entrou em dificuldades. Emílio retornou à Santa Catarina, seu estado de origem, e Norberto assumiu a direção da companhia aos 21 anos. Teve que conciliar trabalho, estudos e uma convocação para o serviço militar. Ainda assim, concluiu a faculdade em 1943.

Nos anos 60, Norberto expandiu e nacionalizou a construtora, diversificou sua atuação na década seguinte e iniciou a internacionalização de seus negócios. Simultaneamente às tarefas de presidente, Norberto criou, em 1965, a Fundação Odebrecht, que atualmente apoia projetos de desenvolvimento social na Bahia.


Em 1991, Norberto passou a presidência da Odebrecht S.A. ao filho Emílio Odebrecht. O fundador da organização se tornou então presidente do Conselho de Administração, cargo que mais adiante o filho Emílio assumiu, em 1998. Desde então, Norberto era o presidente de honra da Odebrecht S.A., além de presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht .

Em 1979, a empresa começa a ganhar novos mercados fora do Brasil e chega ao Peru. Em 1986, conquista a África, com o contrato para construção da hidrelétrica de Capanda, em Angola.

Descendente imigrantes alemães e educado no rigor da formação luterana, Norberto determinou um caminho para o grupo: “A ética, no fundo, são as regras que um grupo estabelece. Você tem que ser fiel a essas regras”, disse ele em entrevista à revista “Exame”, em 1995.

Noberto morreu na noite de ontem, aos 93 anos, por complicações cardíacas, em Salvador, na Bahia. Ele estava internado há dois dias no Hospital Cárdio Pulmonar e faleceu por volta de 20h. O corpo do empresário será enterrado hoje, às 11h, em cerimônia familiar, no Campo Santo, em Salvador.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário