terça-feira, julho 15, 2014

Coligação de Armando oficializa no TRE proposta para reduzir propaganda eleitoral

Geraldo Júlio, em 2012: “Quero anunciar a retirada de todos os cavaletes” (Foto: Roberto Pereira)

Em 5 de setembro de 2012, o então candidato a prefeito do Recife Geraldo Júlio, anunciou formalmente, em seu programa de televisão, que ouviu as pessoas e retiraria “de todas as ruas, praças e avenidas do Recife todos os cavaletes de campanha”. Mas o que ele prometeu e cumpriu naquela época, agora, como coordenador da campanha de Paulo Câmara, faz questão de se negar a promover.

Veja o que Geraldo Júlio afirmou: “Olá, minha gente. Quero anunciar a vocês uma decisão importante que acabei de adotar. Iniciei a retirada de todos os cavaletes de nossa campanha majoritária, em todas as ruas, praças e avenidas do Recife. Fizemos isso porque ouvimos as pessoas e entendemos que, de fato, os cavaletes atrapalham a circulação e criam uma sujeira desnecessária. Esse tipo de propaganda é permitido por lei, mas nos perguntamos: por que não começar, agora mesmo, a cuidar da cidade, mantê-la mais limpa, respeitando mais os pedestres? Fica a sugestão de que os demais candidatos a prefeito nos acompanhem, contribuindo civilizadamente por um Recife melhor para todos”. (Clique aqui para ver o vídeo.)

Como forma de minimizar os transtornos causados pelo grande volume de publicidade nesta etapa inicial do período eleitoral, gerando em alguns casos incômodos à população, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe protocolou, nesta terça-feira (15), no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), uma proposta de acordo para que todas as coligações que disputam as eleições em Pernambuco neste ano reduzam as propagandas nas ruas do Recife e Região Metropolitana.

A medida vem após a carta aberta assinada pelo candidato a governador Armando Monteiro (PTB), nesta segunda-feira (14), endereçada ao candidato Paulo Câmara, que propõe um pacto para a retirada de cavaletes e bandeiras, além da redução do horário de circulação dos carros de som nas ruas da RMR, em respeito ao clamor da população.

O acordo proposto pela Pernambuco Vai Mais Longe foi apresentado ao juiz da Comissão de Propaganda do Recife, Alexandre Freire Pimentel, que comandou uma reunião com representantes jurídicos de várias coligações nesta terça-feira. A sugestão foi rejeitada pelo advogado responsável pela coligação Frente Popular de Pernambuco, Carlos Neves, que se recusou a aceitar qualquer entendimento sobre o pacto proposto pela coligação encabeçada por Armando Monteiro.

Na reunião com a Comissão de Propaganda do Recife, o juiz Alexandre Freire Pimentel sugeriu estabelecer um rodízio na capital pernambucana para colocação do material publicitário pelas coligações.

O juiz informou que o plano é dividir o município em três blocos que concentram os principais corredores viários para expor as propagandas. Segundo o juiz, o TRE vai obedecer às normas técnicas que versam sobre mobilidade urbana descritas na ABNT para fiscalizar a exposição dos materiais. Como os advogados da Frente Popular pediram um tempo de 24 horas para analisar a proposta, uma nova reunião será agendada nesta semana.

Saiba mais:
Assessoria de Imprensa do PTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário