sábado, junho 28, 2014

Ministro diz que obras do Projeto de Integração do São Francisco em PE devem ser finalizadas primeiro

Ministro Francisco Teixeira fez vistoria ao Projeto em Cabrobó, PE.
70% das obras se desenvolvem no estado de Pernambuco

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitou na quinta (26) e sexta-feira (27) as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Em Pernambuco, a vistoria realizada incluiu os reservatórios de Negreiros e Milagres e o Túnel Milagres, que começa em Salgueiro (PE) e termina em Pena Forte (CE). Foram inspecionadas também as estações de bombeamento localizadas nos municípios pernambucanos de Floresta, Cabrobó, Terra Nova e Salgueiro. Além dos reservatórios no estado Ceará.

Ao todo, seis estações estão em construção no Eixo Leste, que vão elevar a água a 313 metros acima do nível do rio São Francisco. No Eixo Norte, a água será elevada a 181 metros acima do rio.

Segundo Francisco Texeira, o estado de Pernambuco tem o maior volume de obras em execução. “Algo em torno de 70% das obras se desenvolvem no estado, onde as obras vão ser concluídas primeiro. As nove estações de bombeamento, seis no Leste e três no Eixo Norte são no estado de Pernambuco. Temos aqui a maior parte das barragens e dos aquedutos. Onde concentra a maior parte dos operários, dos 11.200 trabalhadores da obra, 8 mil são de Pernambuco”, ressalta.

De acordo com o ministro, o andamento da obra está satisfatório. “No primeiro semestre, as chuvas atrapalharam a execução das obras e no semestre a tendência é que aconteça uma aceleração das obras. Dentro da nossa perspectiva, queremos concluir a obra até 2015”, revela.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O empreendimento encontra-se com quase 60% de sua execução física concluída.

Juliane Peixinho Do G1 Petrolina


Nenhum comentário:

Postar um comentário