quinta-feira, janeiro 23, 2014

TJPE recebe homenagem por atuação no combate à violência contra a mulher em Pernambuco


O empenho do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no combate à violência cometida contra as mulheres pernambucanas ganhará destaque nesta sexta-feira (24). O chefe do Poder Judiciário, o decano do Tribunal e o corregedor geral da Justiça (e próximo presidente da instituição) - desembargadores Jovaldo Nunes, Jones Figueirêdo e Frederico Neves, respectivamente - serão homenageados em cerimônia de lançamento do Mutirão Arquivo Zero, às 14h30, na 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, localizada na Rua Dom Manoel Pereira, 170, Santo Amaro.

A unidade, coordenada pela juíza Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo, comemora quatro anos de atuação. A data servirá não apenas para celebrar o aniversário da Vara, mas também para homenagear os referidos magistrados, que contribuíram para a criação e instalação de sete Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no Estado, nas Comarcas de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu. Além da homenagem aos desembargadores, também será lançado o Mutirão Arquivo Zero na 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

O Mutirão Arquivo Zero é parte do Programa Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre. A iniciativa foi elaborada pela Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres do Pacto pela Vida, e tem como objetivo acelerar o julgamento dos crimes cometidos contra as mulheres pernambucanas. A ação já foi realizada na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, durante os meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. Dessa vez, a ação acontece na 2ª Vara da Mulher.

De acordo com informações da juíza Marylúsia Feitosa, a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher possui 11.778 ações judiciais. Destas, 7.995 tratam de medidas protetivas urgentes. A magistrada informa que o Mutirão Arquivo Zero deverá ter continuidade durante todo o ano de 2014 em sua unidade judiciária.

Na solenidade, estará presente a secretária da Mulher do Estado, Cristina Maria Buarque. A Câmara Técnica de Enfrentamento da violência de Gênero contra as Mulheres é fruto de parceria firmada entre o TJPE; o Governo do Estado - através das Secretarias da Mulher, Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Educação, e do Programa Pacto pela Vida; Ministério Público de Pernambuco, Defensoria Pública estadual e Faculdade Joaquim Nabuco.

Ascom TJPE