terça-feira, novembro 26, 2013

Ética e Moral: Filósofo Renato Janine Ribeiro faz palestra para servidores do TCE-PE

Roberto Janine faz palestra no TCE-PE (Foto: TCE-PE)

A convite da presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, o filósofo e professor de Ética da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro, proferiu uma palestra, ontem (25), para os servidores da instituição sobre "Ética e Moral".

Cerca de 300 servidores assistiram à palestra, que foi dividida em cinco tópicos: a conquista da transparência como ferramenta efetiva do controle social, a importância da ética para a formação do cidadão, o combate ao patrimonialismo e à corrupção como instrumentos de fortalecimento da democracia, os fins da vida em comunidade e a competição política honesta entre a esquerda e a direita.

AVANÇO - Em relação ao primeiro tópico, ele disse que o Brasil avançou muito nos últimos anos, de que são prova a aprovação pelo Congresso da Lei de Acesso à Informação e a obrigatoriedade de os entes públicos disponibilizarem os seus gastos através da internet.

Quanto à importância da ética para a formação do indivíduo, para o palestrante é necessário não esquecer também a importância da educação, dado que uma coisa está diretamente relacionada com a outra.

Sobre o combate ao patrimonialismo e à corrupção, afirmou que tem tudo a ver com o respeito a "res publica" (coisa pública) que, como o próprio nome diz, é propriedade de todos e não de um grupo de pessoas que eventualmente esteja no poder.

No que toca aos fins da vida em comunidade, teorizou que eles têm relação com a democracia e com a formação moral e ética do cidadão para se buscar a construção de um país "mais justo e mais honesto".

COMPETIÇÃO - Por fim, ao discorrer sobre a "competição honesta" entre esquerda e direita, ele disse tratar-se de duas concepções de estado que deram certo em diversos países. A proposta "de esquerda", disse o professor, tem como base política uma maior intervenção do estado na economia e a proposta "de direita" uma maior ação da iniciativa privada. Sem que isto signifique que uma esteja certa e a outra esteja errada.

A primeira, disse ele, deu certo em vários países da Europa, assim como a segunda também deu muito certo nos Estados Unidos, que é conhecido como a "pátria do liberalismo".

Assistiram à palestra do professor Renato Janine Ribeiro os conselheiros Valdecir Pascoal, Carlos Porto e Ranilson Ramos e a procuradora geral do Ministério Público de Contas Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 26/11/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário