sexta-feira, novembro 01, 2013

CBHSF: Obras hidroambientais avançam em toda a bacia do rio São Francisco


A primeira leva de obras de recuperação hidroambiental em execução na bacia hidrográfica do rio São Francisco – realizadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF com recursos da cobrança – está com seus trabalhos avançados em municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O objetivo das intervenções é aumentar a qualidade e quantidade da água de importantes afluentes do Velho Chico.

Os serviços priorizam o terraceamento de áreas degradadas, no intuito de reduzir o assoreamento dos cursos d’água; o cercamento de margens e nascentes; além da construção de lombadas para adequação das estradas rurais e de barraginhas para captação de água da chuva. Aproximadamente, 15 milhões estão sendo aplicados pelo Comitê no conjunto de obras.

Na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais, as obras já apresentam uma boa margem de conclusão. Por lá, as cidades beneficiadas são: Pompéu (80,58%), Paracatu (58,53%), Conselheiro Lafaiete (21,26%) e Lagoa da Prata (18,16%).

No Médio São Francisco, no estado da Bahia, estão em execução projetos em Bom Jesus da Lapa (5%), Serra do Ramalho (5%) e Paratinga (10%). Na cidade de Cocos, no oeste baiano, a obra já conta com cerca de 60% dos seus serviços realizados.

Em Pernambuco, no Submédio São Francisco, os trabalhos continuam. As cidades de Afogados da Ingazeira (43,9%) e Ibimirim (21,83%) realizam obras desde o início de março. Por fim, nos municípios de Arapiraca (AL) e Propriá (SE), todos posicionados no Baixo São Francisco, as intervenções já ultrapassaram o estágio de 30%. A estimativa é que em 2014 todas as obras dessa primeira leva estejam concluídas pelo comitê.

Entrega de obras

O Comitê do São Francisco conclui no mês de novembro outras três obras de recuperação hidroambiental. As obras acontecem nas cidades de Morada Nova de Minas (MG), São Desidério (BA) e Curaçá (BA). A solenidade de entrega terá data definida em breve pelo CBHSF.

No último mês de setembro, o comitê realizou a cerimônia de entrega de obras nas cidades de Pirapora (MG), Buritizeiro (MG), Morro do Chapéu (BA) e Brejinho (PE). No mês de maio, o CBHSF concluiu a obra de Guaraciama (MG).
Nova remessa

A diretoria do CBHSF já autorizou a criação de 25 novos projetos hidroambientais em diferentes áreas da bacia. Atualmente, os projetos estão em fase de elaboração pelas empresas responsáveis. A contratação dos serviços deverá acontecer a partir do ano que vem.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário