segunda-feira, outubro 28, 2013

Armando lidera sucessão com 23% das intenções de voto, contra 14% de João Paulo e 11% do ex-ministro da Integração Nacional

Armando Monteiro em entrevista ao Blog de Assis Ramalho
Foto: Lucia Xavier

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o portal LeiaJá, realizou pesquisa de intenções de voto para governo do Estado de Pernambuco, com trabalho de campo levado a efeito entre os dias 21 e 22 deste mês de outubro. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos de percentagem, para mais ou para menos, um nível de confiança de 95%, e aplicou 2.423 questionários.

O IPMN elaborou quatro cenários em que constam possíveis pré-candidatos: Armando Monteiro Neto (PTB), único participante de todos os cenários, João Paulo (PT), Fernando Bezerra Coelho (PSB), Daniel Coelho (PSDB), João Lyra Neto (PSB) e Tadeu Alencar (PSB).

O senador Armando Monteiro lidera todos os quatro cenários mostrados na tabela. Sua menor pontuação de intenção de votos (23%) ocorre no cenário II, quando disputa com o deputado João Paulo e o ex-ministro Fernando Bezerra, que aparecem com 14% e 11%, respectivamente. Aliás, este é o único cenário em que haveria segundo turno, se a eleição fosse realizada hoje.


A maior pontuação do senador (28%) se dá na hipótese de o PT não ter candidato, o PSDB disputar com o deputado Daniel Coelho, e o PSB ser representado pelo secretário Tadeu Alencar, no cenário IV.

O IPMN procurou indagar também se os eleitores desejariam votar em alguém apoiado pelo governador Eduardo Campos: 45% disseram que sim e 30%, que não, sendo que 25% não souberam responder. Quando instados se votariam em um candidato apoiado por Dilma e Lula, 42% dos respondentes afirmaram que sim, enquanto 32%, que não e 26% não se pronunciaram. As forças de apoio do governador e da dupla Dilma Lula se mostram equivalentes nesta altura da pré-campanha.

A um ano das eleições é compreensível que o quadro eleitoral em Pernambuco esteja ainda muito incerto. As pré-candidaturas sequer foram definidas, as alianças não se formaram e o eleitor ainda está alheio à pré-campanha.

De qualquer maneira, neste momento, a pesquisa do IPMN indica que Armando Monteiro é o nome mais forte entre os pretensos candidatos, Fernando Bezerra se apresenta como a postulação mais competitiva do PSB, e Daniel Coelho põe o PSDB no jogo, ostentando respeitável recall.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário