segunda-feira, setembro 02, 2013

SEJUDH realiza no Sertão do Moxotó a penúltima edição das Semanas de Direitos Humanos em 2013


A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, promove de 02 a 06 de setembro, a Semana de Direitos Humanos do Sertão do Moxotó. Os municípios de Arcoverde, Manari, Custódia, Ibimirim, Inajá, Pesqueira, Sertânia e Betânia serão contemplados com a realização de 48 atividades planejadas, estas desenvolvidas por equipes da SEJUDH e voltadas para os diversos segmentos.

Em sua maioria, as ações das Semanas são voltadas as redes parceiras de atendimento, ou seja, setores específicos que atuam na esfera social. A exemplo dos centros de referência em assistência social; conselhos tutelares, agentes, técnicos e reeducandos do sistema prisional; conselhos de idosos; delegacias; fóruns; comunidades tradicionais como quilombolas e índigenas; dentre outros.

Nos primeiros dias de programação, o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão que atua com apenados do regime aberto e livramento condicional do estado, faz o levantamento do perfil dos reeducandos de Arcoverde e região na câmara municipal. No mesmo município a Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos – GPMC, promove o curso “Direitos Humanos e Mediação de Conflitos” na comunidade São João, que iniciou na última segunda-feira (26) e segue até a culminância no dia 04 de setembro.

O Balcão de Direitos visita nos dias 03, 04 e 05/09 os assentamentos São Boa Ventura (Custódia); Pedra Vermelha (Arcoverde) e Riacho Seco (Sertânia). Nestes locais haverá a retirada gratuita da documentação básica, primeiro passo para a efetivação da cidadania.

A Semana do Moxotó também reserva espaço para o acesso a cultura. No dia 03/09, em Pesqueira, ocorre o lançamento do projeto “Luta, Proteção, Vida!”, um vídeo / revista que retrata a realidade de Defensores de Direitos Humanos em Proteção, ao qual o Cacique do povo indígena Xucúru, Marquinhos Xucúru, aparece como um dos personagens central da publicação. E uma exposição fotográfica, resultado do trabalho focado nas imagens das comunidades que fizeram parte desse projeto.

Já no dia 05/09, às 19h, na escola Antônio Japiassú, em Arcoverde, ocorre a exposição “Anistia e Democracia: para que não esqueça, para que nunca mais aconteça”, que faz um resgate do período militar no Brasil.

Para encerrar a semana no Moxotó acontece o Seminário Regional: Pernambuco Pelos Direitos Humanos, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Momento reservado ao debate e ouvidas de propostas para atualização do Plano Estadual de Direitos Humanos.

“Queremos atualizar o plano de forma coletiva, ouvindo contribuições das 12 regiões de desenvolvimento do Estado”, pontuou o Secretário Executivo, Paulo Moraes.

Notícias relacionadas no Blog de Assis Ramalho:

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário