segunda-feira, junho 24, 2013

Médicos de Pernambuco paralisam as atividades nesta terça-feira

Os médicos do Estado de Pernambuco cruzam os braços nesta terça-feira (25) como uma forma de protesto à medida de importação de profissionais anunciada pela presidente Dilma Rousseff em pronunciamento na cadeia nacional de televisão na última sexta-feira (21). A classe acredita que a vinda de médicos estrangeiros pode colocar em risco a saúde da população. Também será realizada uma assembleia nesta terça-feira (25) para discutir as próximas ações da categoria. Novas paralisações não estão descartadas.

"As entidades médicas não são contra a vinda de médicos formados no Exterior, desde que eles realizem a avaliação do Governo Federal, a prova Revalida. Mas a proposta da presidente Dilma é que essa avaliação seja suspensa. Isso pode provocar a vinda de profissionais não capacitados para o País, o que traz uma situação de risco à população que utiliza os serviços de saúde pública", explica o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Jorge.

Além disso, Mário Jorge acredita que essa não é a solução para os problemas do sistema público de saúde. Para o presidente do Simepe, a falta de qualidade do atendimento é um problema estrutural, que só será resolvido com políticas públicas. "Quando fomos às ruas na semana passada, estávamos pedindo melhores condições de saúde. Isso requer mais investimento na estrutura dos hospitais e também nos profissionais. Pedimos que 10% do PIB seja destinado à saúde e a elaboração de uma carreira de estado, através da realização de concursos públicos", diz.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário