domingo, junho 09, 2013

Frases do dia 09/06/13: Coletânea IHU

Abominação política

"A classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim" – Marilena Chauí, professora de Filosofia – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Mais ricos, mais progressistas?

“As várias pesquisas Datafolha que exploraram a opinião do brasileiro em temas controversos publicadas ao longo dos últimos anos mostram que são invariavelmente os mais ricos que manifestam as posições mais progressistas. Eles apoiam proporcionalmente mais do que os pobres o aborto, a eutanásia e a legalização das drogas. São mais tolerantes em relação ao homossexualismo e menos religiosos. Tendem a ser mais severos com políticos corruptos” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Correlação

“É mais do que conhecida a correlação entre renda e nível de instrução, e uma das principais razões por que mandamos as crianças para a escola é torná-las pessoas mais sábias e esclarecidas” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Filme queimado

“Dilma Rousseff está com o filme queimado entre a elite econômica, o empresariado e a alta classe média, que no Brasil não passam de uns 2% da população, com boa vontade. No mais, o prestígio da presidente vai bem, mesmo com uma inflação da comida que ainda anda na casa dos 15% ao ano, muito acima da inflação média, em 6,5%, e dos reajustes de salário nas regiões metropolitanas, que têm andado entre 8% e 9% neste ano (em relação ao mesmo mês de 2012)” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Animado

“O próximo ano e meio não será muito animado, decerto” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Jeitinho

“Se o governo fosse arrumar a casa para valer, haveria choro e ranger de dentes. Na melhor das hipóteses, porém, vai dar apenas uma varrida nas bobagens piores que fez. Talvez o ajuste venha em 2015, sob Dilma Rousseff ou outro encarregado. E assim vamos levando a nossa vida medíocre, com jeitinho” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Em casa

“A demissão da presidente da Funais, Marta Azevedo, foi uma derrota do ministro Gilberto Carvalho, que a apoiava. Marta é ex-mulher de Paulo Maldos, secretário de Articulação Nacional, subordinado a Carvalho” – João Bosco Rabello, jornalista – O Estado de S. Paulo, 09-06-2013.

São Pedro

"Aos passageiros retidos no Santos Dumont, peço desculpas pelo transtorno e reafirmo: nosso poder de negociação com são Pedro é baixo. Porém, a melhoria dos aeroportos é um desafio que o governo está enfrentando e confia em que resolverá” – W. Moreira Franco, ministro da Aviação Civil – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Caro

“Se quisermos uma infraestrutura aeroportuária à altura do que o nosso cliente - o contribuinte - merece e paga impostos para ter, precisamos do melhor da engenharia e da arquitetura. Isso custa caro. Os preços praticados pela Infraero estão abaixo do valor de mercado” – W. Moreira Franco, ministro da Aviação Civil – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Alpiste

"Ninguém pega passarinho gritando xô" - Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara, sobre a entrevista de Arlindo Chinaglia (PT-SP) dizendo que só 150 deputados são fiéis ao Planalto e que o PMDB às vezes atrapalha – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

FMI

“Talvez nenhuma instituição civil tenha feito tanto mal a tantos países, famílias e pessoas quanto o FMI. A política que impôs à Grécia, o FMI exigiu de muitas nações, inclusive o Brasil, desde os anos 50 do século passado. É, ainda, a receita que muitos economistas promovidos por meios de comunicação cobram hoje do governo brasileiro” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Genocídio social

“A equipe técnica do Fundo Monetário Internacional acaba de assumir que praticou genocídio social na Grécia, em parceria com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Júbilo

“A repórter Vera Magalhães publicou uma informação que encheu de júbilo o comissariado petista.
Fernando Henrique Cardoso, dois de seus ex-ministros e mais seis sócios criaram uma empresa que investirá num empreendimento imobiliário. Chama-se Sarlat e tem R$ 1,9 milhão de capital, com R$ 222 mil dele. O ex-presidente explicou: "É difícil encontrar investimento em renda fixa que dê alguma coisa" – Élio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Dinheiro que trabalha

“FHC tem toda razão: "É difícil encontrar investimento em renda fixa que dê alguma coisa". Portanto, é melhor botar o dinheiro para trabalhar. Os tucanos da Sarlat mostraram que confiam no país e patrocinaram uma linda peça de propaganda para a doutora Dilma” – Élio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Desequilíbrio

“O fim do suplemento (Equilíbrio, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo) foi anunciado num corte que incluiu o fechamento de 24 vagas na Redação (6% do total) e o desligamento da colunista Danuza Leão. É a segunda leva de demissões em um ano e acontece na sequência das feitas pelo "Estado de S. Paulo" e pelo "Valor" - a Editora Abril começou sua "reestruturação" na sexta-feira passada” – Susana Singer, ombusdman – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Pesadelo

“Parece que os jornalistas brasileiros estão vivendo o pesadelo que os colegas americanos enfrentaram nos últimos anos. Nos EUA, onde se registrou queda violenta da circulação e da receita publicitária, as vagas nas Redações de jornais encolheram 26% desde 2007. Hoje, esses veículos empregam 40.600 profissionais, um pouco menos do que em 1978, quando eram 43.000. É um retrocesso de 35 anos” – Susana Singer, ombusdman – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

Fórmula difícil

“A situação econômica da Folha é boa, a empresa não tem dívidas, mas, segundo a direção, "as Redações do futuro deverão ser cada vez mais enxutas, assim como o produto impresso".
É uma fórmula difícil de dar certo: estruturar um jornal menor, mas mais sofisticado para fazer frente às informações gratuitas oferecidas na internet, com uma equipe reduzida e menos experiente, encarregada também de manter um site de notícias 24 horas” – Susana Singer, ombusdman – Folha de S. Paulo, 09-06-2013.

100%

“Não podemos ter 100% de segurança com 100% de privacidade e sem nenhum inconveniente” – Barack Obama, presidente dos EUA, sobre o programa secreto de monitoramento de cidadãos feito pela Agência de Segurança Nacional, com participação de empresas como Facebook, Google, Apple, Yahoo e Microsoft – O Estado de S. Paulo, 09-06-2013.

Feliciano, não! Felicidade, sim!

“Fora, Feliciano! Eu quero é felicidade” – Daniela Mercury, cantora, durante a Parada Gay, referindo-se ao pastor Marco Feliciano – PSC-SP, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – O Estado de S. Paulo, 09-06-2013.

Xixi

“Deixem meu pai fazer xixi, de porta aberta em paz” – Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, sobre o direito do pai de ter vida privada mesmo sendo o Rei. Roberto veta biografias, até as de pesquisa social – O Estado de S. Paulo, 09-06-2013.

Cerveja

"Nunca ouvi dizer que os fiéis se atracaram a facão ou promoveram tiroteios nas festas de igreja só porque bebem cerveja" - Paulo Sant'Ana, jornalista, comenta decisão de bispo que proíbe bebida alcoólica em festas de igreja - Zero Hora, 09-06-2013.

Sobrevivência

“Se eu fosse padre da diocese desse bispo, eu não obedeceria a sua proibição, venderia cerveja ainda assim, tão absurda é a medida diocesana. Não aconselho os padres a desobedecerem a esse bispo, mas eu desobedeceria, em nome do bom senso e da sobrevivência das paróquias, que muito vivem da renda de venda de cervejas nas suas festas” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 08-06-2013.

Apelo

“Pelo amor às Sagradas Escrituras, senhor bispo de Novo Hamburgo, revogue sua medida. Se o senhor revogá-la, eu prometo que vou festejar a sua revogação convidando-o para comigo tomar uma cervejinha” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 08-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário