domingo, março 10, 2013

Petrolândia: Superintendente do Incra estará no município nesta segunda-feira para reunião com Associados da ABAMA

Sítio Sobrado, a terra prometida
 

Nesta segunda-feira(11) em Petrolândia, haverá importante reunião entre a Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes – ABAMA com representantes do INCRA.

A reunião, que deverá também contar com diretor de política agrária e meio ambiente da FETAPE, Eraldo, será realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, a partir das 8 horas da manhã.

Os associados estão insatisfeitos com a demora da construtora em concluir as obras que estão paralisadas durante mais de um ano.

As famílias oriundas de Mundo Novo, Lagoinha, Piancó, Barriguda e Vila Nova, sítios de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, saíram de suas terras, desapropriadas pela FUNAI. Nesse processo, receberam a promessa do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária de que seriam reassentados em outras áreas do município, através do Programa Nacional de Reforma Agrária.

O Governo Federal, através da FETAPE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, liberou mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) para que o INCRA aplicasse em benefíciodas famílias oriundas de Mundo Novo, Lagoinha, Piancó, Barriguda e Vila Nova, sítios de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, saíram de suas terras, desapropriadas pela FUNAI. Nesse processo, receberam a promessa do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária de que seriam reassentados em outras áreas do município, através do Programa Nacional de Reforma Agrária. a fim de começarem uma nova vida, criando o Projeto de Assentamento Dr Miguel Arraes de Alencar, a ser instalado no Sítio Sobrado, em Petrolândia.

Porém, passados quase 5 anos do êxodo de suas terras e do recebimento das promessas, a maior parte dessas famílias enfrenta sofrimento e humilhações. Alguns faleceram, outros entraram em processo depressivo e muitos convivem com a ociosidade, por terem sido retirados do lugar onde viviam e produziam seu sustento.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: ABAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário