terça-feira, setembro 18, 2012

Pescadoras artesanais de Petrolândia e Jatobá estão incluídas no Programa Chapéu de Palha Mulher

Cerca de duas mil e oitocentas pescadoras pernambucanas que têm na pesca a principal fonte de renda no litoral e no interior serão beneficiadas com ações do Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal. É a primeira edição do projeto para essa cadeia produtiva. A Secretaria da Mulher já vinha desenvolvendo ações voltadas para mulheres que trabalham na zona canavieira e na fruticultura irrigada do Vale do São Francisco através do Programa Chapéu de Palha.

A aula inaugural do Projeto com as pescadoras artesanais ocorrerá nesta terça-feira (18), a partir da 13h30, no Catamarã, no Cais de Cinco Pontas, no Recife, com a presença da Secretária da Mulher Cristina Buarque, das pescadoras, dos representantes das nove organizações não governamentais parceiras no projeto: Fase, Grupo Curumim, Casa da Mulher do Nordeste, Movimento da mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, Gestos, Associação Comunitária do Sítio Alto do Morcego, Associação Comunitária Lourenço Gomes da Silva, Associação do Renascer do Sítio Angélica, SOS Comunidade, além de representantes de órgãos governamentais e dos movimentos sociais ligados ao segmento.

O objetivo do programa é promover cursos de cidadania, políticas públicas e cursos de formação profissional para que tenham alternativa de trabalho e renda na época da sazonalidade da atividade. Nesse contexto, já está prevista para a 2ª edição do Chapéu de Palha Pesca, em 2013, cursos de formação profissional.

Leia a matéria completa, clicando em "mais informações", abaixo:
A inclusão do segmento da pesca artesanal no Programa Chapéu de Palha foi solicitada pelas próprias pescadoras, e leva em consideração a situação social e econômica da população durante o inverno, quando aumentam as chuvas, o que deixa as águas desfavoráveis para a atividade pesqueira. Dessa forma, as mulheres e os homens perdem a alternativa de renda.

O Governador Eduardo Campos instituiu em lei o Chapéu de Palha para que no período de quatro meses, as pescadoras e pescadores cadastrados no projeto, além do auxílio financeiro, participassem dos cursos de formação cidadã e profissional. Podem se cadastrar no Programa famílias em situação de pobreza, com renda de até R$ 70 mensais.

Serão realizadas 78 turmas dos cursos de Cidadania e Políticas Públicas para as pescadoras com ênfase na questão de gênero, raça, etnia e geração de trabalho e renda, com o objetivo de fortalecer a participação ativa dessas mulheres na gestão social dos territórios na qual estão inseridas. Assim, essas mulheres poderão modificar seus modos de vida e ampliar as formas de atender às suas necessidades humanas, enquanto cidadãs conhecedoras de seus direitos e possuidoras de desejos e vontades, de forma a se integrarem à sociedade de maneira digna, justa e igualitária, comenta a Secretária da Mulher Cristina Buarque.

Nessa 1ª edição a SecMulher atuará em 27 municípios dos 58 contemplados pela Lei. Nesses 27 municípios houve a presença de mulheres no ato do cadastramento e consequentemente a formação de turmas. São eles: Goiana, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Abreu e Lima, Lagoa de Itaenga, Venturosa, Pedra, Feira Nova, Águas Belas, Ibimirim, Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Belém de São Francisco, Cabrobó, Jatobá. Demais municípios contemplados e que também serão atendidos por outras Secretarias de Estado envolvidas no Programa Chapéu de Palha: Moreno, Lagoa do Carro, Bonito, Carpina, Belo Jardim, Cumaru, Riacho das Almas, Frei Miguelinho, Serrita, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Custódia, Floresta, Petrolina, Petrolândia, Afrânio, Lagoa Grande, Parnamirim, São Lourenço da Mata, Pesqueira, Ouricuri, Araripina, Paudalho, Iguaraci, Surubim, Brejo da Madre de Deus, Bodocó, Panelas e Gameleira.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Portal do Governo de Pernambuco/Secretaria da Mulher
http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/secretaria-da-mulher/exibir_noticia?groupId=30863&articleId=1798193&templateId=31823

Nenhum comentário:

Postar um comentário