sexta-feira, julho 07, 2023

FAB encontra avião que desapareceu na Serra do Mar, no Paraná; governador confirma três mortes

Da esquerda para direita: Jonas Borges Julião (piloto) e passageiros Heitor Guilherme Genowei e Felipe Furquim — Foto: Reprodução

O avião monomotor que sumiu do radar na altura da Serra do Mar, área de Mata Atlântica no Paraná, foi encontrado na tarde desta sexta-feira (7), próximo ao Pico Canavieiras, na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com o governador do Paraná, Ratinho Junior, as três pessoas que estavam no avião foram encontradas mortas.

O avião sumiu na segunda-feira (3). Ele decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal cerca de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.

Estavam na aeronave Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, Felipe Furquim, 35 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná e o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.

Imagens de radar mostram que, durante as buscas, o avião da FAB altera o padrão e começa a voar em círculo na região da Pico Canavieiras.

Investigação

A FAB se solidarizou com os familiares das vítimas e detalhou que o monomotor foi localizado pela aeronave H-60 da corporação.

A Força Aérea disse que investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas (RS), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar as primeiras diligências no local do acidente.

Buscas

As buscas pela aeronave duraram cinco dias e foram concentradas em uma região serrana, de Mata Atlântica, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do estado.


Equipes de busca por avião que estava desaparecido na Serra do Mar — Foto: Bruno Fávaro/RPC

Conforme os bombeiros, a aeronave desapareceu do radar às 10h14, próximo à Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

Segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), as buscas foram feitas por meio de voos baixos, além de equipes por terra. Conforme a corporação, há dificuldade de deslocamento no local.

Aeronave não acionou localizador de emergência

O BPMOA disse que no percurso a aeronave não acionou o ELT (sinal de localização de emergência).

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná disse ter recebido solicitação, por volta das 14h, sobre o desaparecimento de uma aeronave.

Por Mariah Colombo, g1 PR — Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário