segunda-feira, junho 06, 2022

Paulo Afonso/BA: Com a presença do ministro da Educação, novo campus da Univasf será inaugurado dia 21 de junho


As novas instalações da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf Paulo Afonso (BA), que conta com curso de Medicina, serão inauguradas oficialmente no próximo dia 21 de junho, uma terça-feira, a partir das 14h, no auditório do campus.

A notícia foi confirmada hoje (6), pelo reitor da Univasf, Professor Paulo César Fagundes Neves. O gestor também informou que a solenidade de inauguração contará com a presença do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga.

O curso de Medicina do campus Paulo Afonso/BA surgiu a partir da iniciativa do Governo Federal para expansão da oferta do ensino médico, a partir de 2012, com a publicação da Portaria nº 109, de 05 de junho de 2012, visando suprir a demanda por profissionais da Medicina no país, especialmente em áreas com extrema carência de médicos e baixa qualidade nos serviços públicos de saúde.

A Univasf foi uma das oito instituições contempladas com autorização do Ministério da Educação para criação de novos cursos de Medicina, tendo em vista sua importante localização e atuação na área do submédio do São Francisco.


Provisoriamente, o campus Paulo Afonso/BA funcionou por quase 08 anos nas instalações do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga Escolinha da Chesf. Na oportunidade, o local foi reformado para receber salas de tutoria, laboratórios, biblioteca e salas administrativas, até que a construção da sede própria do campus ficasse concluída.

A primeira turma do curso de Medicina – campus Paulo Afonso/BA ingressou no período 2014.2. A aula inaugural foi realizada no dia 15 de setembro de 2014, no Memorial da Chesf.

Apesar da inauguração oficial acontecer somente no dia 21, as atividades acadêmicas no campus definitivo da Univasf Paulo Afonso começaram desde o último 16 de maio de 2022, portanto há menos de um mês.

Para o Professor e Coordenador do Colegiado de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso, Prof Sydney Leão, esse dia representou “um marco histórico para o CMED-PAV Univasf e também para a cidade de Paulo Afonso. Grande é a nossa alegria, como coordenador CMED-PAV, em conjunto com o Prof Arnaldo Patrício, vice-coordenador CMED-PAV em ver mais esse sonho da nossa comunidade acadêmica realizado”!



Nenhum comentário:

Postar um comentário