quinta-feira, junho 23, 2022

Gestores da Codevasf visitaram APLs da Ovinocaprinocultura e Apicultura no Sertão Pernambucano


Visita a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade de Nazaré, Floresta - PE.

Visita a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade de Nazaré, Floresta - PE.

Visita a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade de Nazaré, Floresta - PE.

Visita a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade de Nazaré, Floresta - PE.


Encontro da Coordenação da Rota do Cordeiro com gestores da Codevasf
O Coordenador do Comitê Gestor Territorial do Polo Itaparica/PE, do PRODETER-BNB e Rota do Cordeiro, do Programa Rotas de Integração Nacional (MDR), Edmundo Gomes, participou no dia 20/06/2022 (segunda-feira), em Floresta – PE, de reunião técnica com representantes da CODEVASF, Nacional, a Dra. Camila Alcântara Dutra Ribeiro - Gerente de Desenvolvimento Territorial, (gerente AR/GDT), da Engenheira Dra. Maria Valdenete e do engenheiro, Dr. Otavio Souza (analistas AR/GDT), da 3ª SR- Superintendência Regional de Pernambuco, estiveram presentes o Dr. Elijalma Augusto Beserra, Analista em Desenvolvimento Regional, Chefe da 3º GRR/UDT e Roberta Almeida, Analista em Desenvolvimento Regional.

No roteiro por Floresta - PE, após a visita a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade de Nazaré, os gestores equipe técnica da Codevasf, realizaram um encontro com o Coordenador da Rota do Cordeiro, Edmundo Gomes, com o objetivo de alinhamento das ações necessárias visando solucionar as pendências do edital para viabilizar a construção do Abatedouro Frigorifico Regional de Caprinos e Ovinos de Floresta, conforme ofício 07/2022 entregue e protocolado. Ao final, se prontificaram com a Coordenação da Rota do Cordeiro, de realizar uma reunião presencial com os gestores municipais de Floresta - PE, para tratar de pauta específica do Abatedouro Frigorífico e outras ações.

Na oportunidade, o coordenador apresentou as principais ações do Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura do Sertão de Itaparica Pernambucano. Destacou as ações de investimentos realizadas pelo Banco do Nordeste, através do Prodeter-BNB na região. Ações do SEBRAE-PE, prestando assessoria e qualificando os produtores rurais com parceria com a Super Berro Genética, realizando inseminação artificial e TE – Transferência de Embrião. Ações da ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Programa Força Local, viabilizando recursos para projeto de Acesso à Tecnologia, com TE – Transferência de Embriões para os criadores de caprinos e ovinos. Ações do IF-Sertão/PE, projeto de criação da Plataforma Virtual CAPRINU e Projeto de Estruturação da IG – Indicação Geográfica para a carne caprina e ovina no Sertão Pernambucano. Ações da UFRPE/UAST-Unidade Acadêmica de Serra Talhada, projeto de doação de Palma Forrageira para os criadores.

Além dos investimentos da CODEVASF na região, a Rota do Cordeiro do Polo Itaparica conta com apoio e ações desenvolvidas por diversos parceiros, Prefeituras Municipais, Secretaria de Tecnologia do Estado de PE, SECTI-PE, EMBRAPA, SUDENE, IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, ADAGRO, Associação Provida e Associação Asccopetro de Petrolândia-PE. Concluiu Edmundo Gomes.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo e Edmundo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário