terça-feira, maio 31, 2022

Inajá e Manari: MPPE capacita conselheiros tutelares e rede de atendimento da Infância e Juventude



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAO IJ) e das promotorias locais, realizou o “Encontro Conselho é bom e eu gosto: priorizando o aperfeiçoamento dos Conselhos Tutelares”, reunindo, virtualmente, pelo aplicativo Google Meet, a rede de atendimento da Infância e Juventude dos municípios de Inajá e Manari.

O evento ocorreu na manhã do último dia 25 de maio e teve como finalidade capacitar os conselheiros tutelares e a rede de atendimento, visando auxiliá-los no bom desempenho de suas atribuições e promovendo a proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos das crianças e adolescentes.

A programação consistiu na apresentação, pelo promotor de Justiça e coordenador do CAO-IJ, Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda, dos projetos: Conselho é bom e eu gosto: priorizando o aperfeiçoamento dos Conselhos Tutelares; A Casa é Sua: implementando programas de acolhimento familiar; e CAO-IJ On-line: uso das redes sociais para promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Na ocasião, o coordenador também abordou as atribuições, competência, impedimentos do Conselho Tutelar e a atuação nos eixos da saúde, proteção e ação social. Por fim, ele apresentou o material de apoio para atuação dos conselheiros tutelares e sugeriu a realização de reuniões regulares com a rede da infância e juventude para criação de fluxos e encaminhamentos, visando agilizar e dar efetividade às demandas municipais.

“Foi uma ótima experiência para as redes de proteção de Inajá e Manari, esclarecendo sobretudo o papel de cada integrante, não apenas dos conselheiros tutelares, mas de todos que fazem a rede. A imprecisão sobre a atribuição que cada equipamento possui é o que muitas vezes trava o fluxo de atendimento, de modo que a iniciativa do CAO IJ, por ocasião da realização do encontro, contribuiu para esse aperfeiçoamento e fortalecimento do trabalho das equipes“, destacou o promotor de Justiça Caíque Cavalcante Magalhães.

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário