segunda-feira, maio 02, 2022

Chesf encerra vertimento em Paulo Afonso; Reservatório de Sobradinho (BA) encontra-se com 100% de seu volume útil, enquanto o da Usina de Itaparica está com 96,55%



Após mais dez dias da abertura das comportas de Taquari e Capuxu, no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, o vertimento das cachoeiras do local será encerrado nesta segunda-feira, dia 2 de maio.

Desde o dia 22 de abril uma série de procedimentos foram adotados como forma de controlar os volumes dos reservatórios neste final de período chuvoso, que se encerra agora em maio e só retorna em novembro, visando garantir o nível das águas para o abastecimento dos usos múltiplos e a geração de energia conforme a demanda do ONS.

Com a abertura das comportas e a volta da cachoeira, mediante uma série de ações de segurança adotadas pela Chesf em parceria com diversas entidades, foi possível a visitação turística na região, que não via as cachoeiras verterem havia mais de 12 anos.

As chuvas deste último período úmido que se iniciou em novembro de 2021, não apenas proporcionaram novamente o espetáculo das águas, como a garantia do abastecimento para os próximos meses nos reservatórios da Companhia ao longo da Bacia do Velho Chico.

Atualmente, o reservatório de Sobradinho (BA) encontra-se com 100% de seu volume útil, enquanto o reservatório da Usina de Itaparica está com 96,55% de sua capacidade.

O Diretor de Operação, João Henrique Franklin, destaca as ações operacionais e de segurança adotadas pela empresa, durante o período úmido, e registra que os níveis alcançados pelos reservatórios da Bacia do São Francisco serão essenciais para a segurança energética e hídrica do Nordeste nos próximos meses.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Chesf


Nenhum comentário:

Postar um comentário