sábado, abril 16, 2022

Saiba o que a Bíblia diz sobre o Sábado de Aleluia - Confira celebrações da Semana Santa/2022 em Petrolândia/PE

 

Considerado o último dia da Semana Santa, o Sábado de Aleluia ou Sábado Santo é marcado pela expectativa dos cristãos em relação à ressureição de Cristo. A bíblia conta com algumas passagens falando sobre o dia em que os cristãos ficam em silêncio pela morte de Jesus.

Há várias possibilidades de interpretação para o tema na fé cristã. A Igreja entende que o sábado é o dia de ficar ao lado de Maria, que passou por um processo de solidão.

Semana Santa: a volta da Via Sacra ao Centro do Recife, caminhada realizada nesta Sexta-feira da Paixão

Semana Santa: saiba como pagar as contas que vencem nesta Sexta-Feira da Paixão (15)

Semana Santa: o que aconteceu com Jesus no Sábado de Aleluia?

"Também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito, no qual foi também pregar aos espíritos em prisão, a saber, aos que foram incrédulos outrora", diz o trecho de Pedro, 3,18.

"Como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra", testemunha Mateus, em 12,40. Em Atos dos Apóstolos 2,24 conta que "Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder", diz o trecho.

O que se celebra na data?

"A Igreja, nesse Sábado Santo, se recolhe. É um dia voltado para o silêncio e para a oração, se preparando para a grande Vigília Pascal. Não é um silêncio de luto, pois acreditamos que o Senhor não está morto, Ele vive. Temos a certeza de que à noite celebraremos a ressurreição, mas é um silêncio orante e de respeito, pois sabemos que nesse dia o Senhor desceu ao seio da terra", diz o cardeal Orani João Tempesta em artigo.

Veja abaixo registros das celebrações da Semana Santa/2022 em Petrolândia/PE
Petrolândia/PE: Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo volta a ser realizada após 2 anos e emociona fiéis; VEJA FOTOS E VÍDEOS



Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR





Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo voltou a acontecer nesta sexta-feira (15/04/2022), após dois anos suspensa pela pandemia de Covid-19.Uma multidão de fiéis acompanham a tradição. A emoção é constante durante os sete painéis da rodovia.

“Não via a hora de voltar a acompanhar esse evento. Sou uma pessoa muito devota no Divino Pai Eterno. Antes da pandemia, todos os anos eu participava”, disse a dona de casa Ana Maria, residente do Bairro Nova Esperança.

A representação, que lembra a paixão e morte de Jesus, narradas na Bíblia, foi encenada com brilhantismo por jovens da Paróquia de São Francisco de Assis. Meditada e intercalando músicas e orações, a encenação propôs uma vivência intimista sobre os últimos momentos da vida do Cristo na terra.


A Via Sacra trouxe cenas que ajudaram a compreender melhor a pessoa de Jesus, e segundo a bíblia, o amor que teve pelos homens a ponto de morrer para que a humanidade soubesse o que é verdadeiramente amar.

Após concentração em frente à Igreja Matriz, os participantes do momento de fé cristã acompanharam, sob cânticos e orações, a Via Sacra seguindo o caminho do Mirante da Serrota, local próximo a cidade. Durante a caminhada foram realizada as encenações da trajetória de Jesus Cristo, até a morte.

A crucificação e a morte de Jesus fez com que muitas pessoas se emocionassem, sobretudo no momento em que Maria abraça o filho já morto. Após o espetáculo, o padre Luiz Augusto, pároco local, fez uma reflexão sobre a Paixão de Cristo

Após as palavras do pároco o público ovacionou a performance dos jovens da Paróquia de São Francisco de Assis, pela brilhante apresentação do espetáculo.

Ainda nesta sexta-feira Santa, as 15h00 será realizada a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz. Após a celebração acontece a procissão com a imagem do Senhor Morto.

Apesar do pouco tempo que tiveram para o ensaio da Peça, por motivo da incerteza da realização - por causa da pandemia, o Blog de Assis Ramalho parabeniza os jovens da Paróquia de São Francisco de Assis pela bonita encenação da Via Sacra da Paixão e Morte de Cristo, que foi repleta de boas interpretações por parte do elenco, assim como de todos os seus coadjuvantes.

VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS

PARTE 01

PARTE 02

PARTE 03

PARTE 04

PARTE 05

PARTE 06








































































Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho, com colaboração de Geraldo da Lealdade

Petrolândia/PE: Comunidade católica participa de celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto; veja fotos e vídeos

Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

A comunidade católica compareceu a Igreja Matriz de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (15/04/2022), para acompanhar de perto a celebração da palavra e a procissão do Senhor Morto, tradicional rito católico realizado sempre na Sexta-Feira da Paixão durante a Semana Santa. O ato, que não acontecia - presencialmente - há dois anos por causa da pandemia, representa a crucificação e morte de Jesus Cristo para, desta maneira, relembrar o calvário.

A procissão teve início após a celebração da Paixão do Senhor pelo padre Luiz Augusto, e em seguida, por volta das 17:30 horas, os fiéis percorreram em volta da Praça da Matriz. Após a caminhada sikenciosa, o corpo do Senhor morto ficou exposto para veneração na Igreja Matriz.

"A Sexta-Feira Santa é um dia de silêncio e recolhimento porque na ocasião se recorda o drama do sofrimento e da morte injusta e violenta do redentor dos cristãos", esclarece pe Luiz Augusto, que também disse que a Sexta-feira Santa representa um momento de fé e amor por Jesus Cristo. “É um momento de máxima expressão de fé, e o povo também é um povo que busca caminhar com Jesus. E esse é um fato que deve marcar a nossa vida e a vida de todo esse povo. A vida de Jesus Cristo não terminou na cruz. Ele venceu a morte e é essa esperança que permanece viva no coração de todos”, comentou.

Dando continuidade a programação católica da Semana Santa, a paroquia São Francisco de Assis realizará neste sábado (16/04/2022) a partir das 19:30, a missa da Vigília Pascal. A cerimônia celebra a ressurreição de Cristo e a renovação da fé.

De acordo com o pároco Luiz Augusto, a celebração terá início às 19:30 do lado de fora da igreja, na Praça da Matriz, com a benção do fogo e a preparação do Círio Pascal para que os fiéis acendam as velas, que representam a renovação das promessas feitas no batismo.

Em seguida os católicos seguirão para dentro da Igreja da Matriz, onde o pároco dará início a missa. Logo após, por volta da meia noite, acontecerá a procissão de Jesus Ressuscitado e as bênção do pároco Luiz Augusto. A programação da Semana Santa segue também neste domingo (17), quando se celebra a Páscoa. A igreja terá duas missas, às 08h30 e às 19h30.

VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS
















































Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário