terça-feira, abril 19, 2022

“Não podemos ter eleições sob o manto da suspeição”, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta terça-feira (19/4), que não pode pairar sobre as eleições “o manto da suspeição”. A declaração, dada em solenidade alusiva ao Dia do Exército, realizada em Brasília (DF), foi proferida enquanto o mandatário falava sobre o pleito de outubro.

O mandatário se dirigiu aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também estava presente.

“Todos sabem, prezado deputado Arthur Lira, prezado senador Rodrigo Pacheco, que a alma da democracia repousa na tranquilidade e na transparência do sistema eleitoral – sistema esse que deve ser cada vez mais zelado por todos nós. E quem dá o norte para nós são as urnas, que ali fazem surgir não só o presidente da República, bem como a composição do nosso Parlamento brasileiro”, iniciou o titular do Palácio do Planalto.

“Não podemos jamais ter eleições no Brasil sobre a qual paire o manto da suspeição. E esse compromisso é de todos nós, presidentes dos Poderes, comandantes de Forças, aqui, obviamente, direcionado ao trabalho do senhor ministro da Defesa. Todos nós somos importantes, todos nós somos agentes desse processo. E eu tenho certeza que as eleições do corrente ano seguirão o seu ritmo normal”, prosseguiu.

Bolsonaro ainda saudou o ministro Luís Roberto Barroso, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem frequentemente critica, por ter convidado as Forças Armadas a participar do pleito. Representantes têm acompanhado o processo pré-eleitoral, como a abertura dos códigos-fontes das urnas eletrônicas.

“Eu quero cumprimentar aqui o ministro Luís Barroso, que, enquanto presidente do Tribunal Superior Eleitoral, convidou as Forças Armadas. Repito: convidou as Forças Armadas a participar de todo o processo eleitoral. O que o povo quer é paz, tranquilidade, é trabalho, é poder viver em harmonia e trabalhar para que o seu país, de verdade, seja uma grande nação.”

“O papel das Forças Armadas todos conhecem. Não só nos momentos difíceis no tocante à esfera política, bem como em outros momentos também, elas sempre estiveram presentes”, continuou o presidente. Na sequência, ele disse ter orgulho de ter integrado quadros militares durante 15 anos.

Por Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário