segunda-feira, abril 04, 2022

Banco do Nordeste Projeto de IG - Identificação Geográfica é apresentado em Reunião Virtual da Rota do Cordeiro e PRODETER – BNB.


O PRODETER-BNB e Comitê Gestor Territorial da Rota do Cordeiro, realizaram no dia 30/03/2021, reunião Virtual para avaliação trimestral das principais ações do Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura do Sertão de Itaparica Pernambucano.
 
A reunião foi conduzida pelo coordenador da Rota do Cordeiro, Edmundo Gomes, que destacou as ações desenvolvidas pelos principais parceiros da Rota do Cordeiro no Território, PRODETER-BNB, SEBRAE-PE, ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, CODEVASF, IF-Sertão-PE, UFRPE/UAST-Unidade Acadêmica de Serra Talhada, IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco e CESVASF-Belém do São Francisco-PE.

 

A Profª Fabiana Rodrigues Dantas, Zootecnista e Dra. Engenharia de Alimentos do IF – Instituto Federal – Sertão PE, fez uma apresentação do Projeto de IG - Identificação Geográfica da carne caprina e ovina do Sertão Pernambucano. Projeto referente ao Edital n° 63/2021, que trata de promoção do desenvolvimento de projetos destinados a Indicações Geográficas (IG) e Marcas Coletivas (MC). Dra. Fabiana, destacou que o projeto foi aprovado e conta com um cronograma de atividades com público e parcerias definidas para sua execução. Na metodologia para estruturação do APL, contará com apoio de Associações Parceiras: No Território do Sertão do São Francisco – PE, a parceria será com a CAPRICON – Cooperativa Agropecuária de Produtores Integrados de Caprinos e Ovinos do Nordeste. No Sertão de Itaparica – PE, a parceria será com a ASCCOPETRO – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (Petrolândia, Jatobá e Tacaratu).

 

O Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, informou que o Plano de Ação Territorial da Ovino Caprino, é dinâmico, à medida que novas ações e projetos vão surgindo, serão incluídas nos objetivos específicos do Plano de Ação Territorial.

“É importante para o território apoiar este Projeto de Identificação Geográfica (IG), pois a região precisa contar com esta ferramenta de propriedade intelectual coletiva, para registro de indicação de procedências de seus produtos de caprinos e ovinos, só assim terá uma marca mais forte coletiva com agregação de valor em todos os aspectos da cadeia produtiva, com melhoria da qualidade dos produtos e a competitividade com relação a outros produtos no mercado”. Conclui. Adelmo Azevedo.

A reunião virtual foi prestigiada pelos representantes da CODEVASF 3ª SR- Superintendência Regional de Pernambuco, Dr. Jaques Souza, Gerente 3ª SR- Superintendência Regional de Pernambuco; Dr. Elijalma Augusto Beserra, Analista em Desenvolvimento Regional, Chefe da 3º GRR/UDT e Roberta Almeida, Analista em Desenvolvimento Regional. Que na oportunidade, assumiram o compromisso com o Coordenação da Rota do Cordeiro, de realizar uma reunião presencial em Petrolina-PE, para tratar de pauta específica do Abatedouro Frigorífico Certificado de Floresta e outras ações.
Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário