terça-feira, março 08, 2022

O protagonismo feminino na política pernambucana



Nesta terça-feira, oito de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E é sempre bom ressaltar o destaque que as figuras femininas têm no cenário político pernambucano.

Quatros anos atrás, Pernambuco elegeu a primeira mulher vice-governadora de sua história: Luciana Santos (PCdoB). Outro feito daquela eleição de 2018 foi a eleição de dez mulheres para a Assembleia Legislativa; sendo a mais votada a delegada Gleide Ângelo (PSB), que pipocou nas urnas.

Em 2020, nas eleições municipais, os pernambucanos elegeram 35 mulheres para comandar prefeituras, número bem superior a 2016, quando foram eleitas 26. Ainda em 2020, no Recife vimos Dani Portela e Andreza Romero figurarem como as vereadoras mais votadas. Além disso, a deputada federal Marília Arraes (PT) protagonizou uma disputa intensa com João Campos (PSB), onde quase levou a prefeitura do Recife no 2º turno.

Mesmo Marília não tendo vencido, a chapa da Frente Popular conseguiu eleger a primeira vice-prefeita da história da capital, Isabella de Roldão (PDT). Também vale salientar o gesto do prefeito João Campos que escolheu um secretariado paritário, onde 50% das pastas tinham uma mulher à frente.

Neste ano de 2022, as mulheres vão se destacar ainda mais na política pernambucana. Líder nas pesquisas de intenção de voto, Raquel Lyra (PSDB) tem quase o dobro do segundo colocado. E se a eleição fosse hoje, a prefeita de Caruaru seria a primeira mulher a sentar na cadeira de governadora. Marília Arraes vem liderando também as pesquisas de voto para o Senado, estando à frente, inclusive, de figuras como Armando Monteiro (PSDB). Caso o PT aceite colocá-la na disputa para o Senado ou na possibilidade dela migrar para outro partido para concorrer à vaga, não resta dúvida de que Marília tem tudo para apresentar um projeto bastante competitivo.

Pernambuco tem sorte de possuir tantas mulheres inseridas na política. No entanto há uma urgente necessidade da ampliação desta participação e o bom de tudo isto é que o cenário tem se mostrado bastante promissor e tendencioso à esta presença , pois está mais que claro que a sensibilidade e competência feminina tem feito a diferença para melhorar a imagem da política.

Assim como foi em 2018 e 2020, as mulheres tendem a protagonizar as discussões em 2022 e sua presença não apenas nos legislativos estaduais e federais, mas também nas chapas majoritárias, deve ampliar.

REFORÇO – O pré-candidato a governador Miguel Coelho garantiu ao seu lado uma importante liderança da Região Metropolitana do Recife. Trata-se do deputado estadual Romero Albuquerque que desembarcou do Progressistas e assinou a ficha de filiação ao União Brasil.

AMPLIANDO O TIME – Por sua vez, Anderson Ferreira, também pré-candidato a governador, deve anunciar ainda nesta semana o ingresso do deputado estadual Joel da Harpa e da pré-candidata a deputada estadual Rebeca Lucena, ao PL. Os dois quadros possuem forte inserção no segmento evangélico. Ambos também saem do Progressistas.

CHEGANDO – Se de um lado o PP de Eduardo da Fonte está perdendo alguns quadros, do outro o Progressistas vai receber o ingresso dos deputados estaduais Henrique Queiroz Filho e Adalto Santos.

CHAPINHA – O vereador petrolinense Ruy Wanderley decidiu que concorrerá à uma vaga na ALEPE. O parlamentar já andou conversando com alguns quadros que estão inseridos na chapinha que ex-prefeitos, ex-deputados, vereadores e outras lideranças estão montando.

ALGUÉM RESPONDE? – Qual a liderança da Mata Norte que está de malas prontas para apoiar Miguel Coelho?

Da Coluna do Blog Ponto de Vista


Nenhum comentário:

Postar um comentário