quarta-feira, março 23, 2022

Em Pernambuco, presidente Jair Bolsonaro lança "pedra fundamental" da nova Escola de Sargentos


Presidente Jair Bolsonaro na solenidade de inauguração da pedra fundamental da Escola de Sargentos - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou, na manhã desta quarta-feira (23), a "pedra fundamental" para construção da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em Pernambuco. A solenidade aconteceu no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) em Chã de Cruz, Paudalho, na Zona da Mata Norte.

Em seu discurso, o chefe de estado relembrou dos tempos em que era cadete da Academia Militar dos Agulhas Negras e aproveitava férias em Olinda, além de elogiar o Comando do Exército Brasileiro pela escolha de Pernambuco para abrigar a instituição, pontuando que foi "longe de ser política". (Confira a íntegra do discurso no final da matéria).



"Outros dois estados disputaram, Rio Grande do Sul e Paraná, e a escolha apresentada pelo comandante foi técnica. Assim sendo, voltando aqui, aos berços do Exército Brasileiro, que data de 1648. Aqui, [onde haverá] a formação dos nossos futuros sargentos do Exército, bem como o curso de aperfeiçoamento dos mesmos. Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais do que tudo, ganha o nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo", afirma.

O evento que marcou o início das obras contou com a presença de aliados do presidente, como o Coronel Meira, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Pernambuco, o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC-PE) e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL).

O Coronel Meira exaltou a formação de empregos que considera que a Escola de Sargentos trará ao Estado. “ A avaliação do presidente é colocada pelo cuidado e carinho que está tendo com todos, principalmente os jovens [...] O que se quer é a formação, tanto na Escola de Sargentos do Exército, quanto os colégios militares geridos pelas polícias militares. É também uma maneira não de militarizar, mas de valorizar o jovem, dar outro tipo de ensino”, disse.


Para Alberto Feitosa, essa é uma das “mais importantes entregas” feitas pelo presidente. “É um investimento que vai alojar 2 mil alunos, imagine o que vai ser feito de mão de obra, pelo governo federal e pelo próprio Exército para abrigá-los. Fui aluno da escola militar e na minha turma tinha 71, eram três anos, então eram em torno de 213 alunos.”

Já Anderson Ferreira falou sobre a pré-candidatura ao governo do Estado, que conta com o apoio de Bolsonaro. “Quando a gente une forças para levar um palanque do presidente também a defesa do governo que está aí e que não apresentou resultados, aí que começamos a ter espaço no debate político para mostrar a diferença. O governo federal, diante de tanta dificuldade, apresentou resultados, estendeu a mão para os estados. Mas cada governador teve que ter seu papel, principalmente nesse período de pandemia”, disse.

Confira o discurso completo do presidente:

"Retornando a Pernambuco, uma imagem vem à minha memória. Lembro dos tempos [em que eu era] cadete na Academia Militar dos Agulhas Negras. Sempre, quando possível, nas asas da FAB, vinha curtir umas férias em Olinda. Uma das vezes eu não tive as férias desejadas: fui capturado pelo comandante da unidade, que estava formando um grupo de oficiais temporários, e fui alçado à situação de auxiliar de instrutor. Essa passagem valeu para mim um honroso convite por parte do comandante do curso de artilharia para entregar uma espada a um oficial general promovido em Brasília naquela época.

Hoje, retornando mais uma vez a Pernambuco, ao nosso Nordeste, [tenho] a grata satisfação como chefe supremo das forças armadas em inaugurar as obras de uma grande e única escola de formação dos sargentos do Exército. Aqui juntam-se três escolas e 15 cursos do Brasil. Obviamente, a instituição melhor centralizada, será melhor administrada, poupando recursos e garantindo uma melhor formação para esses jovens que se voluntariam a entrar para o nosso exército brasileiro.

A escolha desse local, apresentado a mim pelo senhor comandante do Exército, [foi] longe de ser política. Outros dois estados disputaram, Rio Grande do Sul e Paraná, e a escolha apresentada pelo comandante foi técnica. Assim sendo, voltando aqui, aos berços do Exército Brasileiro, que data de 1648. Aqui, [onde haverá] a formação dos nossos futuros sargentos do Exército, bem como o curso de aperfeiçoamento dos mesmos. Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais do que tudo, ganha o nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo.

Senhor comandante do Exército, o cumprimento pelo empenho, estudo e patriotismo e pela escolha deste local. O Exército, cada vez mais, se apresenta para nós brasileiros como berço de futuros sargentos do Exército. Meu muito obrigado a todos, e apenas para relembrar: o Brasil acima de tudo vem do início do século passado, e o Deus acima de todos vem da grande formação da maioria da nossa população que é cristã no Brasil. Parabéns a todos, parabéns ao nosso Brasil, parabéns ao nosso Nordeste."

Nova Escola de Sargentos

Com a nova Escola de Sargentos, o Exército pretende centralizar a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em cidades diferentes pelo Brasil. A nova escola, no município de Abreu e Lima, deverá gerar mais de 2,4 mil oportunidades para jovens pernambucanos que desejam seguir carreira militar. O investimento é de mais de R$ 1,5 bilhão.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação da escola aconteceu em 7 de março. O anúncio do local de construção da nova escola aconteceu em outubro do ano passado, durante a 339ª reunião do Alto Comando do Exército. O processo de seleção durou dois anos e teve, na fase final, as cidades de Abreu e Lima (Grande Recife), Ponta Grossa, no Paraná, e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Veja como foi a assinatura do protocolo de intenções, em 7 de março:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se comprometeu a investir cerca de R$ 320 milhões em infraestrutura para receber a nova escola, nas áreas de mobilidade, transporte público, infraestruturas hídrica e viária.

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, destacou que o campo de instrução a ser criado no Grande Recife poderá ser definido como "um dos melhores do Brasil". Ele evidenciou ainda a participação do Governo do Estado, municípios vizinhos e a sociedade no êxito do projeto.

Por JC Cássio Oliveira - NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário